ALB realiza Ciclo de Conferências sobre o 2 de Julho

ALB realiza Ciclo de Conferências sobre o 2 de Julho

A Academia de Letras da Bahia promove reflexões sobre o 2 de Julho como a consolidação da Independência do Brasil na Bahia.

Como preparação para o bi-centenário do 2 de Julho, que será comemorado no próximo ano, a Academia de Letras da Bahia realiza um ciclo de conferências sobre o 2 de Julho, como uma forma de promover o debate em torno da data como marco da Independência do Brasil. A primeira conferência acontecerá no dia 15 de julho (sexta-feira), às 19 horas, no YouTube da ALB.

Na abertura do ciclo, teremos a conferência do acadêmico Paulo Ormindo de Azevedo, sob o tema “O 2 de Julho e as artes plásticas”. Paulo Ormindo é também o coordenador das comemorações da ALB no Bicentenário da Consolidação da Independência do Brasil na Bahia. 

“As lutas pela consolidação da Independência do Brasil na Bahia provocaram de imediato manifestações nas artes plásticas. A mais importante é de caráter popular, com a criação da figura do caboclo e pouco depois da cabocla, por dois santeiros. O caboclo representa bem dois importantes grupos étnicos, pessoas negras e indígenas, que tiveram um desempenho crucial nessas lutas. As figuras do caboclo e da cabocla inspiraram uma série de esculturas de caráter erudito, realizadas durante o primeiro Centenário do 2 de Julho, em 1923.”, aponta o professor Paulo Ormindo, Arquiteto e Urbanista, doutor pela Universidade de Roma, Prof. Titular aposentado da UFBA e membro da ALB. As Conferências sobre o 2 de Julho acontecerão sempre as sextas-feiras, durante todo o restante do ano de 2022.

A promoção do pensamento crítico sobre as bases constitutivas da sociedade e da história brasileiras, faz-se necessária em um momento no qual existem inúmeras disputas de narrativas sobre a formação do Brasil como uma nação. As conferências pretendem uma reflexão sobre o marco de expulsão dos portugueses da Bahia, último foco de resistência dos colonizadores durante os conflitos de Independência do Brasil, principalmente, quando estamos a um ano das comemorações pelo Bicentenário do 2 de Julho.

As Conferências 2 de Julho fazem parte das iniciativas da Academia de Letras da Bahia na criação de discussões que promovem o pensamento crítico para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Conferências 2 de Julho: “O 2 de Julho e as artes plásticas”
Dia 15/07/2022, 6ª feira.
A partir das 19h 
youtube.academiadeletrasdabahia.org.br
Gratuito (com emissão de certificado)
Facebook e Instagram @academiadeletrasdabahia

Pular para o conteúdo