Painéis em azulejo

do Solar Góes Calmon

APRESENTAÇÃO

ação de restauro

Após ação de restauro coordenada pelo especialista Estácio Fernandes, a Academia de Letras da Bahia devolveu à sociedade baiana a Coleção histórica de Painéis de Azulejo do Porão Alto do Palacete Góes Calmon. Os Painéis representam uma das mais importantes manifestações da produção artística portuguesa no Brasil e apresentam motivos diversos, tais como cenas religiosas, filosóficas e situações do cotidiano e de caça. As obras datam de diferentes períodos do Século XVIII e foram trazidas de antigos edifícios da Bahia pelo então governador Francisco Góes Calmon, responsável pela constituição de boa parte do acervo do Palacete. A solenidade de entrega dos Painéis restaurados foi feita em sua homenagem, no dia 08 de novembro de 2023, data do seu aniversário. O Palacete Góes Calmon é patrimônio da Bahia e a ALB tem a honra de zelar por sua memória e conservação.

ação de restauro

GALERIA

Painéis em Azulejos

A ALB convida a sociedade a visitar o Palacete Góes Calmon e conhecer um pouco mais sobre essa história, através do texto abaixo e dos textos disponíveis nos ícones clicáveis. Disponibilizamos também audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

EQUIPE DO PROJETO Direção Geral: Oderp Serra; Supervisão Técnica: Paulo Ormindo; Coordenação do Restauro: Estácio Fernandes; Restauradores(as): Humberto Gonzaga, Ivonete Dórea, Lais Glória Nascimento e Rogério Dutra; Produção Executiva: Patrícia Si Barreto; Coordenação de Produção: Fernanda Pimenta; Administração: Augusto Barreto; Assessoria de Comunicação: Marina Moreno; Assessoria Web: Ricardo Soares; Audiodescrição: Adriana Paixão e Yara Luana Ionen; Agradecimentos: Ana Liberato e equipe do MAB, Milena Tavares, Vagner Rocha e equipe de patrimônio da FGM, Membros da ALB e toda a equipe: Ana Lúcia Fonseca, Bruno Rosário, Felipe Leite, Fernando do Carmo dos Santos, Léa Santana, Ninalva Alves dos Santos, Paulo André Freitas Santos, Valmira Jesus da Silva, Valmiro Marques.

APOIO DO PROJETO

Pular para o conteúdo