Literatura e teatro no Encontros ALB

Literatura e teatro no Encontros ALB

Salvador, Bahia, 26 de outubro de 2023 – A Academia de Letras da Bahia (ALB) anuncia mais uma edição dos Encontros ALB, que desta vez trará o fascinante diálogo entre Literatura e Teatro. O evento destaca a adaptação para o teatro do conto “Dolly,” de Lygia Fagundes Telles. O encontro presencial acontecerá no dia 01 de novembro (quarta-feira), a partir das 15h, na sede da ALB, o histórico Palacete Góes Calmon, em Salvador, Bahia. 

A conversa deste Encontro girará em torno da adaptação para o teatro do conto Dolly, de Lygia Fagundes Telles, realizada pela atriz e dramaturga Alethea Novaes, que faz uma brilhante atuação deste intenso monólogo. O acadêmico Marcus Vinícius Rodrigues, vice-presidente da Academia de Letras da Bahia, fará a mediação da conversa que conta com a participação do escritor, professor e pesquisador Suênio Campos de Lucena, que fez a consultoria para a adaptação. Na programação, ainda terá uma visita guiada para discentes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com o historiador da Instituição, Bruno Rosário, e a projeção da peça.

Sobre “Dolly”:

“Dolly” é uma adaptação teatral do conto homônimo da renomada escritora Lygia Fagundes Telles. A atriz Alethea Novaes, sob a direção de Marcelo Flores, traz à vida às personagens femininas do conto, proporcionando uma jornada única pelo universo complexo e sensível captado pela escritora. A peça, que estreou em 2007 e foi contemplada com o Prêmio Myriam Muniz-Funarte, agora retorna em um novo formato online, transmitido gratuitamente no canal da Cia de Teatro Os Argonautas no YouTube.

Este evento é uma oportunidade imperdível para explorar a interseção entre literatura e teatro, enriquecendo a compreensão da obra de Lygia Fagundes Telles e celebrando a expressão artística única de Alethea Novaes.

O Encontros ALB é uma iniciativa da Academia de Letras da Bahia que busca promover a interseção das artes, especialmente a literatura, com a sociedade. O projeto conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo