Mitos e Ritos do 2 de Julho em Conferência na ALB

Mitos e Ritos do 2 de Julho em Conferência na ALB

O Ciclo de Conferências 2 de Julho é um evento que visa promover a data como a consolidação da Independência do Brasil na Bahia.

A Academia de Letras da Bahia realiza o Ciclo de Conferências 2 de Julho como uma preparação para o bicentenário da efeméride. A segunda conferência será pronunciada pelo presidente da ALB, Ordep Serra, abordando o tema “Mitos e Ritos do 2 de Julho” e acontecerá no dia 22 de julho (sexta-feira), a partir das 19h, no canal da ALB no You Tube.

O antropólogo Ordep Serra tratará em sua conferência do imaginário mítico e dos ritos que constituem a celebração do 2 de Julho, quando se festeja a vitória que consagrou a independência do Brasil, com a fuga das tropas do Gal. Madeira de Melo, em 1823, expulsas da Bahia após um ano de lutas. As imagens do fotógrafo baiano Sílvio Robatto documentam a beleza da festividade pública mais importante da Bahia.

A promoção do pensamento crítico sobre as bases constitutivas da sociedade e da história brasileiras faz-se necessária em um momento em que se verificam inúmeras disputas de narrativas sobre a formação do Brasil como uma nação. As conferências pretendem uma reflexão sobre o marco de expulsão dos portugueses da Bahia, último foco de resistência dos colonizadores antes de consolidar-se a Independência do Brasil.

O Ciclo de Conferências 2 de Julho faz parte das iniciativas da Academia de Letras da Bahia na criação de discussões que promovem o pensamento crítico para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo