Patrimônio Histórico da Bahia é tema de conferência na ALB

Patrimônio Histórico da Bahia é tema de conferência na ALB

A Academia de Letras da Bahia realizará nova edição do Ciclo de Conferências ALB com palestra do arquiteto e acadêmico Paulo Ormindo de Azevedo.

A Academia de Letras da Bahia realizará mais uma edição do Ciclo de Conferências ALB na próxima sexta-feira, 03 de dezembro, às 19 horas. O arquiteto e acadêmico Paulo Ormindo de Azevedo discutirá a preservação do patrimônio histórico no âmbito nacional e estadual. O evento será transmitido pelo canal da Academia de Letras da Bahia no YouTube

A recente suspensão do leilão da Quinta do Tanque, imóvel tombado que abriga o Acervo Público do Estado da Bahia (APEB), chamou a atenção da sociedade para a vulnerabilidade a que o patrimônio histórico brasileiro está submetido. Este assunto, assim como o pioneirismo na tentativa, em 1927, da criação de leis estaduais de proteção ao patrimônio histórico, encabeçada por Góes Calmon – proprietário da sede da Academia de Letras da Bahia, sobrado que está em via de tombamento – serão abordados pelo acadêmico Paulo Ormindo de Azevedo, em sua palestra.

Paulo Ormindo de Azevedo é arquiteto, doutor em Conservação de Monumentos e Sítios pela Universidade de Roma, La Sapienza, Consultor da UNESCO com missões na América Latina, Caribe e África Lusófona, Professor Titular da UFBA aposentado e membro da Academia de Letras da Bahia. Foi colaborador do IPHAN na Bahia, entre 1959 e 1969, coordenou o Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia, obra em sete volumes, e presidiu o Departamento da Bahia do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB. Ex-membro do Conselho Nacional de Política Cultura, do Conselho Consultivo do IPHAN, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, CAU/BR, do Conselho Superior do IAB-BA e do Conselho de Cultura da Bahia. Atualmente, ele é conselheiro do Comitê Científico da Rede de Patrimônio Histórico Ibero-Americano, do CAU/BA e do IAB-BA. O arquiteto recebeu o Prêmio Rodrigo M.F. de Andrade, do IPHAN, e é autor de livros, artigos e projetos de restauração e arquitetura. Ormindo assina uma coluna quinzenal do Jornal A Tarde sobre política urbana.

O Ciclo de Conferências ALB é um projeto que tem o propósito de contribuir para a visibilidade de temas e de produções artísticas e científicas da contemporaneidade. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo