Cid Teixeira

Cadeira 19

Foto: arquivo

Biografia

Nasceu no dia 11 de novembro de 1924, numa terça-feira ensolarada, em Salvador, capital da Bahia de Todos os Santos. De mãe Cidália e pai José, foi denominado Cid José, e reconhecido para o resto da vida e pelo o mundo afora como Cid Teixeira.

Cid não é um nome comum. Não foi naquela época em que o Brasil passou pelo ano Prestes, assim como não é hoje. Cid é, no mínimo, um nome curioso, assim como: Tororó, Barris, Lapinha, Itapagipe, Paraguaçu, Itaparica, Caramuru e soteropolitano. Ser Cid e soteropolitano, ao mesmo tempo, não é ser um ser comum. É confundir no mesmo sujeito o substantivo e o adjetivo, a história e a memória, a prosa e a poesia.

Em 1948 formou-se em direito pela UFBA. Entretanto, advogar, não advogou. Preferiu ser guia de turismo, repórter, doutor, professor, membro, adjunto, inspetor, representante, sócio, chefe, superintendente, diretor, vice-presidente, presidente, assessor, definidor, coordenador, secretário, redator, editorialista, orientador, organizador, conferencista, relator, autor, produtor, historiador e apresentador das histórias & memórias da Bahia.

Foi, e é.

Hoje Cid Teixeira e a história da cidade de Salvador e da Bahia se confundem, estão na mesma essência. Essência é aquilo que forma a natureza das coisas, é o espírito, a existência. Caminhar pelos cantos, encantos e mistérios da cidade de Salvador, é encontrar em cada tijolo, cada olhar e em cada alma que formou a nossa cidade e o nosso povo, o observador talentoso e o narrador magistral, Cid Teixeira.

E é assim, porque quer Todos os Santos da Bahia.

Pular para o conteúdo