Evelina Hoisel

Cadeira 34

Foto: arquivo

Biografia

Evelina de Carvalho Sá Hoisel nasceu em Salvador-Bahia, em 23 de fevereiro de 1946, filha de João Gonçalves de Carvalho Sá e de Hyldeth Costa de Carvalho Sá. Até os dez anos de idade, morou com os avós paternos, o Cel. João Sá e D. Luzia de Carvalho Sá (D. Lulu), na Fazenda Bela Vista de Brotas, Jeremoabo, no sertão baiano.

Fez o curso de admissão e o ginásio no Colégio Nossa Senhora das Mercês, em Salvador, e o Curso de Secretariado na Fundação Visconde de Cairú. O Curso de Graduação em Letras Neolatinas – Licenciatura (1969) e Bacharelado (1970) – foi realizado na Universidade Federal da Bahia, tendo sido aluna da professora e escritora Judith Grossmann, cuja aulas marcantes despertaram o seu interesse pela área de Teoria da Literatura. O Curso de Mestrado em Letras foi realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), sob a orientação do escritor e professor Silviano Santiago. O Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada foi cursado na Universidade de São Paulo (1996), sob a orientação do professor João Alexandre Barbosa.

É Professora Titular da UFBA, junto ao Departamento de Fundamentos para o Estudo das Letras, no Instituto de Letras, desde 1971, atuando nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação do Instituto de Letras – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, e da Escola de Teatro – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA.

No Instituto de Letras, foi Coordenadora do Curso de Mestrado em Letras (1984 a 1986; 1986 a 1988); Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (2006-2008); e, por dois mandatos consecutivos, foi Diretora do Instituto de Letras (1996 a 2000; 2000 a 2004). Foi Editora e Co-editora da revista Estudos Lingüísticos e Literários e é membro do Conselho Editorial de várias revistas acadêmicas, de instituições locais e nacionais (Estudos, Ipotesi, Inventário, Outros Sertões). Foi também Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC (1998 a 2000), e Vice-presidente do Seminário Internacional de Estudos Nemesianos (1996 a 2000), órgão cultural envolvendo a Universidade dos Açores/PT, a Universidade de Lisboa/PT e a Universidade Federal da Bahia – Instituto de Letras.

As atividades de pesquisa são desenvolvidas junto ao grupo “O escritor e seus múltiplos: migrações”. Como pesquisadora e professora orientadora dos Cursos de Pós-Graduação – Letras e Teatro, já orientou mais de sessenta estudantes e profissionais em nível de iniciação científica, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Pular para o conteúdo