Foto: arquivo

Biografia

Waldir Freitas Oliveira, filho de Arlindo de Oliveira e Angelina Freitas de Oliveira, nasceu a 17 de fevereiro de 1929, na casa do seu avô paterno, José Luiz de Oliveira, na rua do Bispo, depois chamada Júlio David, no bairro de Itapagipe, onde permaneceram seus pais durante um mês, dali regressando para a sua residência, na Ladeira da Piedade, n.º 29, já quase nos Barris, onde residiam; .de onde seguiu, com menos de dois anos, para ir morar com sua tia, Eulina de Oliveira, na rua General Labatut, nº 90, .no fim de linha do bonde dos Barris.

Fez seus estudos primários, em casa, em curso particular, a princípio, a cargo da Prof.ª Dinália Munford, e a seguir, da Prof.ª Maria Guiomar Ramos, esta havendo sido a responsável por sua instrução, durante três anos, de 1936 a 1938; achando-se , então, matriculado, por exigência legal, na Escola Leopoldo Reis, no largo dos Dois Leões, no bairro das Sete Portas, no qual, a cada final do ano letivo, prestava exames para ser promovido à série seguinte. Cursou o ginásio no Instituto Baiano de Ensino, dirigido pelo Prof. Hugo Baltazar da Silveira, seu proprietário, e o curso colegial, no Curso Clássico do então chamado Colégio da Bahia (hoje Colégio Central da Bahia) , situado na Avenida Joana Angélica e dirigido, na época, pelo Prof. Francisco da Conceição Menezes.

Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, a 9 de dezembro de 1950; e obteve os graus de Bacharel e Licenciado em Geografia e História, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da mesma Universidade, em dezembro de 1955. Em junho de 1959, obteve a Licença em Geografia Humana e Econômica pela Faculdade de Letras da Universidade de Strasbourg (França).

Foi professor de Geografia, na rede de ensino do Governo Estadual da Bahia, havendo lecionado Geografia no Colégio Central e no Instituto de Educação Isaías Alves (antigo Instituto Normal da Bahia), nela havendo ingressado, por aprovação em concurso público, em fevereiro de 1955. Passou a integrar o corpo docente na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, como Assistente Voluntário Gratuito, em 1956, atuando, nessa época, junto à cadeira de Geografia do Brasil; havendo, a seguir, sido ali nomeado Instrutor de Ensino, em fevereiro de 1959.

Antes de iniciar sua carreira de Magistério, foi funcionário do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI), onde ingressou por concurso, em 1.º de fevereiro de 1947, e permaneceu até fevereiro de 1955, quando ingressou como Professor do 2.º Grau, na rede de ensino do Governo Estadual da Bahia.

Na Universidade Federal da Bahia, ensinou, na Faculdade de Filosofia, as disciplinas
Didática Especial da Geografia, Geografia Regional e Geografia Regional Americana; e foi professor de Geografia em seu Colégio de Aplicação; na Faculdade de Ciências Econômicas, ensinou Geografia Econômica havendo, em razão da reforma universitária, passado a integrar o corpo docente, como Professor Assistente e, a seguir, Professor Adjunto, no Instituto de Geociências. Nessa mesma Universidade, exerceu o cargo de Diretor, de 1961 a 1972, do Centro de Estudos Afro-Orientais, do qual foi um dos seus fundadores, ao lado do Prof. George Agostinho da Silva, em 1959. Dele tendo sido transferido, em 1972, para a Faculdade de Filosofia, onde passou a ensinar as disciplinas História da Cultura e História Medieval I e II. Havendo sido, ainda na área do ensino superior, professor de Geografia Política na Universidade Católica de Salvador.

Ensinou, na rede privada de ensino da capital baiana, no Colégio Antônio Vieira, no Colégio Sofia Costa Pinto, na Escola Nova, da Prof.ª Suzana Imbassahy, na Escola Modelo, da Prof.ª Helena Mateus, no Instituto Social da Bahia e no Colégio Anchieta. Foi também, na área do ensino público federal, professor do Colégio Militar de Salvador, para o mesmo tendo sido aprovado em concurso nacional, nele havendo ensinado, sem remuneração, durante o seu primeiro ano de funcionamento, sem que houvesse para ele sido nomeado, por motivos políticos.

Exerceu o jornalismo, como colaborador, em “A Tarde”, em sua redação havendo figurado como cronista semanal, assinando os seus textos com as iniciais WFO, e como editorialista e redator de tópicos, substituindo os jornalistas titulares, em seus períodos de férias, durante o tempo em que foi esse jornal dirigido por Jorge Calmon, Cruz Rios e Edivaldo Boaventura; nele também havendo publicado, ao longo de doze anos, numerosos artigos assinados. Foi também colaborador no “Jornal da Bahia”, com artigos assinados.

É sócio remido do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e ocupa uma das cadeiras do Instituto Genealógico da Bahia.

Foi eleito a 28 de junho de 1987 para a Academia de Letras da Bahia, nela havendo tomado posse a 27 de outubro do mesmo ano, passando a ocupar a cadeira n.º 18, cujo patrono foi o Cons. Zacarias de Góes e Vasconcelos, nela havendo sucedido ao Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, estando, atualmente, a participar de sua Diretoria, onde exerce o cargo de Vice-Presidente.

Autor de poemas, contos e ensaios, publicou 22 livros, entre 1961 e 2011. Em dezembro de 1965, fundou a revista “Afro-Asia”, periódico que continua sendo publicado pelo Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia.

Participou como Conselheiro, a partir de 29 de junho de 1992, do Conselho de Cultura do Estado da Bahia, havendo ocupado a sua presidência, de 7 de novembro de 1995 a 5 de julho de 2003, dele tendo continuando a participar até 31 de dezembro de 2006.

Pular para o conteúdo