60 Anos de saudade: Cecília Meireles (1901-1964)

60 Anos de saudade: Cecília Meireles (1901-1964)

POESIA NA ACADEMIA ✨️ Símbolo de sucesso na Academia de Letras da Bahia, o projeto Poesia na Academia chega, em 2024, ao seu terceiro ano. Nesta edição, a homenageada será Cecília Meireles (1901-1964), uma das mais importantes poetas do Brasil.

✨️Intitulado ‘Cecília Meireles – 60 anos de Saudade’, o evento aborda a poesia religiosa da escritora carioca, tendo como enfoque a Trilogia das Santas – Santa Clara, Santa Cecília e Santa Maria Egipcíaca. O doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ, crítico literário, ensaísta, jornalista e poeta Ricardo Vieira Lima vai nos conduzir pelo trabalho intimista de Cecília Meireles, que destacou-se na segunda fase do #Modernismo no Brasil, no grupo de poetas que consolidaram a Poesia de 30.

🎶 Haverá, ainda, apresentação musical com Andrea Daltro.

✨️Cecília foi uma poeta à frente de sua época. Ao ler esses poemas, notadamente o de Santa Maria Egipcíaca (como não poderia deixar de ser, pois ela dialogou com o famoso poema de Manuel Bandeira), nota-se uma sutil carga erótica e respectiva antecipação do que chamaríamos, mais tarde, de feminismo.

✨️Com a sequência do projeto Poesia na Academia, pretende-se fortalecer a divulgação das literaturas brasileira, portuguesa, latino-americana e estrangeira (em tradução). Não se trata de um encontro voltado exclusivamente para quem tem formação na área de letras, ao invés, promove-se contato introdutório às questões literárias, fomentando-se ambiente de comunicação, indicado para pessoas interessadas em conteúdos literários, notadamente de poesia.

🫱🏼‍🫲🏿A Academia de Letras da Bahia conta com apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo