A Academia de Letras da Bahia parabeniza o acadêmico Cyro de Mattos pelo Prêmio Literário Casa das Américas 2023
Parabenizamos o escritor Cyro de Mattos, que recebeu o prestigioso Prêmio Literário Casa das Américas, 2023, com o livro Infância com Bicho e Pesadelo e Outras Histórias, segundo anunciou, no dia 28, o diretor Jorge Fornet, da Casa das Américas, em Havana, Cuba. O Prêmio Casa das Américas consiste no valor de US 3000,00 e a edição do livro em dez mil exemplares pelo Fondo de Cultura Editorial da Casa das Américas. Os escritores e críticos brasileiros Mário Araújo e Clara Dias, junto com a crítica cubana Ingrid Brioso Riemont, integraram a comissão julgadora dos livros de ficção publicados em português, entre 2020 e 2022, que assim se expressou:
“por ser um livro que absorve o leitor por suas narrativas poéticas de uma leveza perturbadora, que cativa o leitor, e que revela um surpreendente domínio da linguagem. O volume tem qualidade literária única que reflete a maturidade do autor.”
Concorreram 452 candidatos. Trata-se de um dos mais antigos e prestigiados certames de literatura no Continente, tendo atuado nele, como jurados, Alejo Carpentier, Mário Vargas Llosa, Carlos Fuentes, José Saramago, João Ubaldo Ribeiro. O Prêmio Literário Casa das Américas já foi conquistado pelos brasileiros Oduvaldo Viana Filho, Ziraldo, Chico Buarque de Holanda, Nélida Piñon, Ledo Ivo, Ângela Leite, Maria Valéria Rezende, Rubem Fonseca, Moacyr Scliar e Silviano Santiago, entre outros. Ao recebê-lo, o já consagrado escritor baiano carrega consigo a humanidade da alma brasileira em pleito por verdades pelas quais lutamos e trabalhamos em defesa. A premiação nos eleva, em orgulho e extensiva admiração pelo trabalho deste escritor referencial, que impacta a vida de tantos, do país e do Continente.