A Literatura Argentina Contemporânea em debate na ALB

A Literatura Argentina Contemporânea em debate na ALB

A Academia de Letras da Bahia recebe, nesta quinta-feira, a membro correspondente María Pugliese e convidados.

Na Sessão Ordinária (virtual) desta quinta-feira, a ALB Convida para debater a Literatura argentina entre dos siglos (XX-XXI). O acadêmico Nelson Cerqueira recebe a membro correspondente e professora María Pugliese (AR), a professora Lili Muñoz (AR), a professora Nora Mantelli (AR) e o professor Adam Joseph Shellhorse (EUA) com a proposta de debater sobre as características da literatura argentina contemporânea. A sessão ocorrerá no dia 28 de outubro, às 17 horas, através da plataforma de videoconferências Zoom. As pessoas convidadas para a sessão receberão o link por e-mail ou mensagem de WhatsApp, o público externo poderá acompanhar a transmissão ao vivo no canal da ALB, no YouTube.

O acadêmico Nelson Cerqueira será o mediador do debate sobre a literatura argentina contemporânea e receberá María Pugliese, membro correspondente da ALB e coordenadora do encontro. Coordenadora geral e professora adjunta aposentada da Universidad Nacional de Luján (Bs. As. Argentina) tem trabalhos publicados em mídia impressa e digital no Uruguai, Brasil, Chile, Venezuela, Itália, Israel, Canadá e México; participou diversas antologias, entre elas Nacer en los 50 (Col. “Mundo de Papel”, Madrid, 1987), Voces femeninas de la poesía actual (Ed. Amaru, Buenos Aires, 1989) e Breve muestra de poesía contemporánea del Río de la Plata (Bianchi Editores, Canelones, Uruguay, 1994). Seus ensaios investigam as obras de alguns autores brasileiros, como Castro Alves, Jorge Amado, Myriam Fraga, Carlos Ribeiro e Aleilton Fonseca. 

Juntam-se aos membros da academia Lili Muñoz, professora, mestre em Criação Literária (Universidade Pompeu Fabra/BCN/ES), mestre e especialista em Didática (Universidad de Buenos Aires/AR) e escritora; Nora Mantelli, professora, mestre em Didática (Universidad de Buenos Aires/AR), Especialista em Mulheres e Estudo de Gênero (Universidad Nacional del Comahue/UNCo) e escritora; e Adam Joseph Shellhorse, professor Associado de Espanhol, Português e Estudos Globais e Diretor de Estudos Latino-Americanos na Temple University (Ph.D., University of California, Berkeley) e escritor.

Lili Muñoz publicou trinta títulos em diversos estilos como narrativa, poesia, ensaio e texto dramático. A autora recebeu alguns títulos e prêmios por sua trajetória e obras acadêmicas e literárias, sendo o mais recente uma homenagem com seu nome intitulando uma sala na VII Feria Internacional del Libro de la Ciudad de Neuquén, 2019.

Desde 1996, Nora Mantelli publica artigos sobre Literatura, Gênero e Educação em revistas especializadas e anais de congressos, entre elas estão Una escucha abierta en todo el cuerpo. Literatura en Acción (Educo, 2017), Salvadora interpela el canon epistémico. El caso de Salvadora Medina Onrubia (La Aljaba, 2011) e o prefácio de Antología con Estudio Crítico, La Dramaturgia en el Desafío (Educo, 2012). 

Adam Joseph Shellhorse atua como orientador do Programa de Estudos Portugueses e Brasileiros, na Temple University e sua pesquisa examina a literatura e poesia latino-americana moderna e contemporânea, cultura visual, teoria crítica e escrita feminina, com ênfase particular em estudos comparativos interamericanos e a relação entre estética, afeto e política. 

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo