A poesia plástica e musical de Sosígenes Costa

A poesia plástica e musical de Sosígenes Costa

Academia de Letras da Bahia (ALB) realiza, na próxima quinta-feira (29), às 19 horas, a quarta edição 2024 do projeto ‘Poesia na Academia’. Este é o terceiro ano do evento online, transmitido ao vivo no canal do YouTube da instituição.

Coordenado pela acadêmica e professora Heloísa Prazeres, o Poesia na Academia é aberto para quem quiser acompanhar. Neste mês, a homenagem é ao poeta baiano Sosígenes Costa.

Com o tema ‘A poesia plástica e musical de Sosígenes Costa’, o evento virtual terá participações da professora Rita Santos, do acadêmico e escritor Décio Torres Cruz e da psicanalista Cláudia Mascarenhas. A intervenção será do acadêmico e escritor Aleilton Fonseca, organizador da antologia ‘Melhores poemas de Sosígenes Costa’ (Global/ 2012). A mediação ficará por conta da acadêmica Gerana Damulakis, autora do livro ‘Sosígenes Costa – O poeta grego da Bahia’.

Marcos Roriz é o músico convidado. Compositor, violoncelista e cantor, ele se apresenta a partir do texto poético do homenageado.

Nascido em #Belmonte, sul da Bahia, em 1901, Sosígenes Costa começou a publicar em jornais e revistas. Mudou-se para #Ilhéus, onde produziu a maior parte de sua obra. Em 1928 estreou na imprensa e colaborou como redator no jornal Diário da Tarde. No mesmo ano, ingressou na Academia dos Rebeldes, grupo modernista liderado por Pinheiro Viégas, e composta por Jorge Amado, Walter da Silveira, Alves Ribeiro, Clovis Amorim, Dias da Costa, Da Costa Andrade, dentre outros que tinham o desejo de mudar a literatura baiana juntamente com os grupos de Samba e Arco & Flexa. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde residiu até a sua morte, em 1968.

Seu primeiro livro foi ‘Obra Poética’ publicado em 1959 pela editora Leitura, pelo qual recebeu o Prêmio #Jabuti de Poesia em 1960. O campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), localizado em Porto Seguro, foi batizado com o seu nome.

A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo