Aberto e gratuito, sarau literário na Academia de Letras da Bahia reforça programação de verão da cidade
Sarau das Estações – Narrativas de Verão acontece quarta-feira, 12 de fevereiro, com nomes como NegaFyah e A Pombagem.
Verão combina com música, praia, carnaval, mas também com sarau, literatura e poesia. E, na estação mais quente do ano, a Academia de Letras da Bahia (ALB) estende a canga para receber poetas e público em geral no Palacete Góes Calmon, durante o SARAU DAS ESTAÇÕES – NARRATIVAS DE VERÃO. Vai ser no dia 12 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 17h.
Aberta e gratuita, a programação contará com apresentações do poeta e performer Alex Simões; do grupo de Arte Popular A Pombagem; da poeta, slammer, cantora e compositora Lara Nunes; e da produtora cultural, poeta e atriz NegaFyah. Também vai ter microfone aberto para quem quiser apresentar sua poesia, música ou performance – para isso, é necessário se inscrever durante o evento.
O SARAU DAS ESTAÇÕES é resultado do I Edital de Mentoria da Academia de Letras da Bahia, lançado no ano passado, e pretende ocupar todas as estações do ano. A iniciativa é das bolsistas Bruna Pereira e Uyara Nayri, sob supervisão dos mentores Ordep Serra e Marcus Vinícius Rodrigues, presidente e vice-presidente da ALB, respectivamente. Elas também vão apresentar seus trabalhos artísticos.
“Considero o projeto de Mentoria da Academia de Letras da Bahia como fomentador e fortalecedor de conhecimentos artísticos, como também acredito que ele é o um marco fundamental na minha trajetória como artista baiana. Sob a orientação do professor Ordep Serra, tive a oportunidade de me aprofundar no processo de criação de um artigo científico intitulado ‘Entre a Poesia e a Periferia: Uma literatura de Poetry Slam na cidade de Salvador’, destaca a multiartista Uyara Nayri, premiada pela Fundação Cultural Palmares no Prêmio Luiz Melodia de Canções Afro Brasileiras, em 2023.
Segundo Bruna Pereira, contista e graduanda em Letras Vernáculas pela UFBA, “o SARAU DAS ESTAÇÕES busca criar um espaço aberto de expressão, onde poetas de diferentes contextos socioculturais possam apresentar suas poesias, dialogando diretamente com a comunidade local e promovendo um diálogo entre artistas, numa oportunidade de conhecer e revelar novas vozes poéticas na Bahia”. Bruna é pesquisadora em literatura periférica e hip-hop e curadora da Feira Literária de Cruz das Almas (Flicruz).
De acordo com Marcus Vinícius Rodrigues, o evento é uma continuidade de práticas artísticas que vêm sendo realizadas na ALB e pela ALB. “Em mais uma iniciativa voltada para o diálogo com a sociedade e, neste caso em especial, com os poetas de Salvador, nossa casa oferece um espaço acolhedor para que eles e elas possam compartilhar suas criações, se conectar e amplificar suas vozes”, garante o escritor e professor, responsável pela mentoria de Bruna Pereira.
Presidente da ALB, Ordep Serra reafirma a alegria por apresentar na instituição um sarau organizado pelas estudantes: “O programa de mentoria iniciado há pouco tempo está tendo excelentes resultados e o sarau vai mostrá-los. Estamos felizes por recepcionar os poetas baianos que foram convidados pelas nossas caríssimas alunas e jovens poetas Nayri e Bruna”.
SERVIÇO
O QUE: SARAU DAS ESTAÇÕES – NARRATIVAS DE VERÃO
QUANDO: 12 de fevereiro, quarta-feira, às 17h
ONDE: Academia de Letras da Bahia
Av. Joana Angélica, 198 – Nazaré, Salvador
PARA QUEM: Poetas, escritores, ensaístas, artistas em geral, amantes da literatura
ABERTO E GRATUITO