ALB debate invasão do Terreiro da Casa Branca

ALB debate invasão do Terreiro da Casa Branca

O encontro debate sobre as ameaças ao Ilê Axé Iyá Nassô Oká, mais antigo terreiro do Brasil.

A Academia de Letras da Bahia realizará, no Palacete Góes Calmon, um encontro presencial para debater, em parceria com o Fórum Nacional em Defesa do Patrimônio – Bahia, a ameaça ao Terreiro da Casa Branca. O evento ocorrerá nesta quarta-feira (05.04), às 16:00 horas, na sede da ALB.

Ameaçado por uma construção irregular, no bairro do Engenho Velho de Brotas, o Terreiro da Casa Branca é o mais antigo terreiro do Brasil e foi reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro, além de ser patrimônio histórico, cultural e paisagístico da cidade, por decreto do prefeito Renan Baleeiro. Desde os anos 2000, o Ilê Axé Iyá Nassô Oká sofre repetidas invasões em seu terreno, esta última com risco de desabamento sobre os barracões, por se tratar de uma edificação de cinco andares.

A mobilização e debate é urgente, em razão de ameaças reincidentes ao Terreiro durante os últimos 23 anos. Integrantes do Terreiro e membros de entidades da sociedade civil, a propósito da Academia de Letras da Bahia, por meio do presidente da instituição Ordep Serra, unem-se em denúncia contra os atos criminosos que provocam danos irreparáveis à cultura e às memórias baiana e brasileira.

O Encontros ALB faz parte dos esforços da Academia de Letras da Bahia para a aproximação entre as artes, em especial a literatura, e a sociedade. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo