ALB e MAB realizam o Recital Villa Lobos
A parceria entre as instituições homenageia o compositor e maestro brasileiro e celebra os 104 anos do Museu de Arte da Bahia.
A Academia de Letras da Bahia e o Museu de Arte Moderna da Bahia – MAB realizam no próximo sábado (23) o Recital Villa Lobos, uma homenagem ao compositor e maestro brasileiro. O evento acontecerá em modo presencial, no MAB (Corredor da Vitória), a partir das 19 horas.
A proposta é idealizada pela Academia de Letras da Bahia e, generosamente, acolhida pelo Museu de Arte da Bahia – MAB, no transcurso do aniversário de 104 anos. Concebido pela acadêmica Lia Robatto e endossado por Ana Liberato, Diretora do MAB, o Recital homenageia o compositor Heitor Villa Lobos e o poeta Ascenso Ferreira, a partir da leitura do texto “100 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo e seus ecos no nordeste”, de autoria da vice-presidente da ALB Edilene Matos. O ator Osvaldo Rosa fará a leitura de poesias “Nana Nanana”, “Filosofia”, “Catimbó” e “Trem das Alagoas”.
Para as apresentações musicais foram convidados o violonista Vladimir Bonfim, o flautista Lucas Robatto, a pianista Beatriz Aléssio e Marco Catto, na viola. Dentre as peças do maestro Villa Lobos estão: Repertório: Prelúdio n.º 4, Estudos n.º 1, n.º 10 e n.º 11; Fantasia; Área, Cantilena e as Bachianas Brasileiras n.º 5; Ciclo Brasileiro: O plantio do caboclo, Impressões seresteiras, Festa no sertão e Dança do índio branco.
O Recital Villa Lobos faz parte das iniciativas da Academia de Letras da Bahia que visam a aproximação entre a sociedade e as artes. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.