ALB presta homenagem a Aleixo Belov nesta quinta-feira (27)
Navegador será condecorado com Medalha Arlindo Fragoso em sessão especial para convidados
O navegador Aleixo Belov será condecorado pela Academia de Letras da Bahia (ALB) com a Medalha Arlindo Fragoso, em sessão especial para convidados nesta quinta-feira (27).
A homenagem foi proposta pelo membro da ALB, Paulo Ormindo de Azevedo, Cadeira nº 2 da instituição, com assinatura de apoio de vários acadêmicos. A petição teve parecer positivo e foi aprovada pelo Plenário da ALB.
Nascido na Ucrânia, Belov veio com a família para o Brasil ainda criança, firmando-se na capital baiana, onde tornou-se engenheiro civil, mergulhador, navegador e uma referência em navegação à vela. Exemplo de vida, resiliência e determinação, ele já deu a volta ao mundo cinco vezes. Aos 82 anos de idade, agora se prepara para uma expedição marítima para a Sibéria, partindo de Salvador em abril.
“Aleixo Belov é um imigrante que chegou na Bahia menino, com os pais, fugindo do nazismo. Aqui, numa praia do Subúrbio, foi invadido pelo mar e nunca mais conseguiu se libertar do oceano. Por levar o nome da Bahia ao mundo, a ALB homenageia-o com a Medalha Arlindo Fragoso”, afirma Paulo Ormindo de Azevedo.