ALB propõe curso Culturas Baianas: formas poéticas de criação

ALB propõe curso Culturas Baianas: formas poéticas de criação

Reflexões e diálogos com textos de variados matizes produzidos na Bahia.  

Nos próximos dias 07 e 08 de outubro, a Academia de Letras da Bahia realiza a primeira edição do curso “Culturas Baianas: formas poéticas de criação”. Este curso propõe um diálogo com as produções artístico-culturais que são produzidas na Bahia. Serão oito apresentações, quatro por dia, das 17h às 19h, pelo canal do YouTube da ALB.

“O curso, é bom lembrar de saída, vai se ocupar de uma temática abrangente que traz reflexões sobre cultura e arte, memória e transgressão, no espaço da Bahia,  traços que convivem conosco neste nosso mundo de hoje, marcado pela instabilidade e pela imprevisibilidade, pela movência e pelo diálogo”

– afirma a acadêmica Edilene Matos, vice-presidente da ALB e coordenadora do curso.

No curso “Culturas Baianas: formas poéticas de criação”, ecos, sons, traços, movimentos, memórias coreografam a dança saborosa dos saberes, que não têm qualquer tipo de fim. As aulas acontecem em dois dias e discutem as obras de criadores da moda, música, cinema, história em quadrinhos, cultura popular e ancestral.

Confira a programação:

Confira a programação:  Dia 07.10.21 - Mediação: Edilene Matos Renata Leahy - “As rendeiras de Saubara: inspiração para a estilista Márcia Ganem” Antônio Brito - “Waly Salomão: voz poética primordial” Uri Menezes - “ Rimas audiovisuais de Edgard Navarro: poéticas e técnicas no cinema baiano” Thiago Pondé - “Humberto Porto e a cultura baiana: uma obra de música popular”  Dia 08.10.21 - Mediação: Andréa Betânia da Silva Elízia Alcântara - “Voz das imagens: os quadrinhos de Antônio Cedraz” Leda Bazzo - “A cultura da trabalhadora manual: as lavadeiras do Alto das Pombas” Max Bittencourt - “A dimensão fabuladora no documentário A vida de São Jorge”. Carla Nogueira - “Narrativas e imagens na poética do Terreiro Bate Folha”
Programação

O curso “Culturas Baianas: formas poéticas de criação” faz parte das iniciativas da Academia de Letras da Bahia para promover a aproximação das letras, das culturas e das artes com a sociedade. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo