ALB realiza homenagem ao centenário de Zitelmann José Santos de Oliva

ALB realiza homenagem ao centenário de Zitelmann José Santos de Oliva

A Academia de Letras da Bahia (ALB) realiza Sessão Especial em Homenagem ao Centenário do escritor Zitelmann José Santos de Oliva, nesta quinta-feira (13), às 19h, no Palacete Góes Calmon, sede da ALB.

Ocupante da Cadeira 32, que já foi do homenageado, o Acadêmico João Carlos Salles Pires da Silva comandará a cerimônia. Também haverá pronunciamento da filha do escritor, Maria Clara Oliva Pinho.

“A celebração do centenário de Zitelmann de Oliva, cadeira 32 da Academia de Letras da Bahia, foi cuidadosamente marcada para o dia 13 de junho, aniversário da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da qual dois ocupantes dessa cadeira foram diretores, cabendo destacar seu fundador, Isaías Alves. Desse modo, ao celebrarmos o centenário de Zitelmann, estaremos celebrando também a FFCH e a UFBA”, ressalta João Carlos Salles. E reitera: “Zietelmann foi um homem de pensamento e um homem de ação, com grande destaque na sociedade baiana e, ao mesmo tempo, em especial, na Universidade Federal da Bahia, quando participou do reitorado de Miguel Calmon”.

Nascido em Salvador, em 31 de janeiro de 1924, Zitelmann José Santos de Oliva atuou como advogado, professor e jornalista. Foi um dos fundadores do extinto Jornal da Bahia, no qual escrevia a coluna ‘Mirante’. As crônicas foram reunidas no livro ‘Um Homem e sua Sombra’, com prefácio de Alceu Amoroso Lima. Também teve papel de destaque como diretor do Banco Econômico.

Zitelmann José Santos de Oliva tomou posse como imortal da Academia de Letras da Bahia em 24 de outubro de 1968, sucedendo a Isaías Alves.

Pular para o conteúdo