ALB realiza palestra no Dia Nacional do Patrimônio Histórico
No centro da discussão estão o avanço e os elementos essenciais para a plena funcionalidade da preservação no Brasil e na Bahia.
No Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Encontros ALB destaca a história e a preservação do patrimônio histórico e cultural. A palestra acontecerá na sede da Academia de Letras da Bahia, a partir das 17h, com transmissão ao vivo pelo Youtube.
O projeto “Encontros ALB” trará à luz reflexões cruciais sobre o tema “Patrimônio Histórico: avançar para funcionar”. A palestra, a ser proferida pelo ilustre arquiteto, acadêmico e colunista do jornal A Tarde, o professor doutor Paulo Ormindo de Azevedo, num contexto atual, aborda a preservação do patrimônio histórico e seu papel fundamental na compreensão de nossa identidade e trajetória.
É imperativo questionar: o que está faltando para que esse patrimônio funcione em sua plenitude? Paulo Ormindo de Azevedo irá aprofundar-se nesse dilema, através da sua experiência como arquiteto, para propor uma perspectiva sobre as lacunas que impedem o pleno funcionamento de nosso valioso patrimônio histórico. A palestra promete lançar luz sobre elementos cruciais que muitas vezes passam despercebidos, desde a falta de recursos destinados à manutenção e restauração até questões de acessibilidade.
A relevância do evento transcende os muros da academia, atingindo todos os que se preocupam com a preservação e a valorização de nosso passado. É uma oportunidade imperdível para ouvir e compartilhar ideias sobre como avançar em direção à funcionalidade plena da preservação do nosso patrimônio histórico.
O Encontros ALB é uma iniciativa da Academia de Letras da Bahia que busca aproximar as artes, especialmente a literatura, da sociedade. O projeto conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.