ALB realiza palestra sobre a Bahia na obra de Afrânio Peixoto, nesta quinta, 19
A Academia de Letras da Bahia convida o público para a palestra ‘Paisagens baianas no romance de Afrânio Peixoto’, a ser ministrada na próxima quinta-feira (19), 17h, pelo acadêmico Aleilton Fonseca.
Será na sede da instituição, em Nazaré, e também haverá transmissão on line, através do YouTube da ALB. Aberta e gratuita, com entrega de certificado.
Natural de Lençóis, na Chapada Diamantina, Bahia, Afrânio Peixoto (1876-1923) produziu uma obra na qual destaca-se a descrição de paisagens baianas, como cenários de enredos representativos da vida simples interiorana, entre o Sul da Bahia e a Chapada Diamantina, com sua gente, seus costumes, seu imaginário e suas manifestações culturais.
“O trabalho desenvolvido por Afrânio Peixoto constitui um painel de personagens e costumes que inserem o interior da Bahia na geografia do romance brasileiro da época. Como exemplo, os livros ‘Maria Bonita’ (1914), ‘Fruta do mato’ (1920) e ‘Bugrinha’ (1922), além de ‘Castro Alves, o poeta e o poema’ (1922)”, ressalta o escritor, ensaísta e professor Aleilton Fonseca.
Peixoto foi médico legista, político, professor, crítico, ensaísta, filólogo, romancista e historiador literário. Pertenceu à Academia Brasileira de Letras, instituição da qual foi presidente em 1923 e fundou, ainda, a Academia Brasileira de Filologia.
SOBRE ALEILTON FONSECA
É escritor, ensaísta e professor pleno aposentado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com doutorado em Literatura Brasileira (USP), autor de livros de poesia, contos, romances e ensaios. Desde 2005, ocupa a Cadeira 20 da Academia de Letras da Bahia.
SERVIÇO:
O que: Palestra ‘Paisagens baianas no romance de Afrânio Peixoto’, ministrada por Aleilton Fonseca
Quando: Quinta-feira, 19 de dezembro, às 17h
Onde: Academia de Letras da Bahia – Palacete Góes Calmon – Avenida Joana Angélica, 198, Nazaré