ALB realiza Seminário sobre Helena Parente Cunha

ALB realiza Seminário sobre Helena Parente Cunha

Acadêmicos e acadêmicas unem-se a pesquisadores e pesquisadoras convidadas em homenagem a escritora baiana

A Academia de Letras da Bahia realizará, em modo presencial e online, o Seminário Presença de Helena Parente Cunha: literatura e memória. Com coordenação do acadêmico Aleilton Fonseca, o seminário propõe uma homenagem à escritora baiana, falecida em fevereiro deste ano. O evento acontecerá na última sexta-feira de abril (28.04), a partir das 14h30, no Palacete Góes Calmon, e terá transmissão simultânea pelo canal da ALB no YouTube.

Sob coordenação geral do acadêmico Aleilton Fonseca, em companhia das acadêmicas Edilene Matos e Heloisa Prazeres, o seminário homenageia Helena Parente Cunha a partir da apresentação de artigos que se debruçam em torno das obras e da vida da escritora baiana.

Sobre a autora

Helena Parente Cunha foi uma escritora baiana, radicada no Rio de Janeiro, que publicou 26 livros no Brasil, incluindo 6 de poemas, 5 de contos, 9 de ensaios, 5 romances e 1 infantil. Formada em Letras pela Universidade Federal da Bahia,  desenvolveu uma brilhante carreira de professora universitária (UFRJ) e escritora,  com livros de poesia, romance, contos e ensaios. A autora abordou em suas obras temas relevantes como a literatura de autoria feminina, mulher e literatura brasileira, gênero, entre outros. Destacam-se seus livros “Mulher no Espelho”, “A Casa da Água”, “A Guerra da Água” e “A Mulher que Matou os Peixes”. A escritora teve grande importância na literatura brasileira, sendo homenageada com o Troféu Rosa de Píndaro em 2016. 

Helena Parente Cunha vinha sempre à Bahia, mantendo os vínculos familiares e o diálogo com a literatura e as paisagens baianas. Segundo o escritor e acadêmico Aleilton Fonseca, “a obra de Helena Parente Cunha representa a força da mulher na literatura  contemporânea,  com uma técnica inovadora, uma linguagem densa e uma temática crítica, sobre a condição e a voz da mulher na sociedade brasileira.” Helena Parente Cunha faleceu em 11 de fevereiro de 2023, aos 93 anos. Sua obra literária é marcada pela sensibilidade e profundidade na abordagem de temas sociais e políticos, especialmente relacionados à condição feminina e à luta por direitos iguais.

O Seminário Presença de Helena Parente Cunha faz parte das iniciativas da Academia de Letras da Bahia para promover a aproximação das letras, das ciências, das culturas e das artes com a sociedade. O projeto tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo