ALB recorre a campanha de financiamento coletivo

ALB recorre a campanha de financiamento coletivo

A Academia de Letras da Bahia realiza, até dezembro, campanha #VIVAaALB para arrecadação de recursos para a manutenção da instituição.

Com o intuito de arrecadar recursos para pagamento de funcionários, prestadores de serviço, manutenção da casa, do acervo e das suas atividades abertas ao público, e sempre gratuitas, a Academia de Letras da Bahia realiza a campanha de financiamento coletivo #VIVAaALB, entre 05 de novembro e 20 de dezembro de 2021, no site Catarse (https://catarse.me/VIVAaALB). 

A Campanha #VIVAaALB convida para viver as possibilidades que a Academia de Letras da Bahia oferece como instituição centenária que preserva a cultura, a literatura e a memória brasileiras e baianas, essenciais para a construção da nossa identidade.

“Queremos que cada pessoa viva a nossa instituição como parte constituinte de quem é. Na ALB estão imortalizadas as produções de notáveis e documentos históricos, que fazem parte da nossa memória, é importante que cada pessoa se reconheça como parte da nossa história”,

convoca o imortal Marcus Vinícius Rodrigues.

Em 2022, a Academia de Letras da Bahia completa 105 anos de preservação das letras, língua e literatura nacionais e baianas, salvaguardando também as produções artísticas e científicas.

“O Palacete Góes Calmon, antiga residência de um Governador, é sede da mais que centenária Academia de Letras da Bahia e como tal se tornou palco de grandes realizações da cultura baiana e brasileira. Guarda um valioso acervo bibliográfico e documental. O tombamento faz justiça a um autêntico patrimônio histórico e cultural de Salvador  e da Bahia”,

pontua Ordep Serra, presidente da ALB, sobre o recebimento do título de tombamento provisório pela FGM. 

Além da manutenção da casa e do acervo, a meta do financiamento coletivo contempla o pagamento de funcionários e prestadores de serviço, essenciais para que as atividades remotas – e, no futuro próximo, presenciais – continuem acontecendo. Durante a pandemia, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia,  a ALB criou atividades on-line, gratuitas e com emissão de certificados, como forma de compartilhar o conhecimento, tanto dos e das imortais, quanto de artistas, professores e pesquisadores convidados. O ano de 2021 mostrou que é possível a instituição estar mais próxima da sociedade, discutindo temas relevantes na contemporaneidade.
As contribuições para campanha #VIVAaALB, com uma meta total de 250 mil, poderão ser realizadas diretamente pelo link https://catarse.me/VIVAaALB, dentre as  possibilidades de recompensas estão visitas guiadas à instituição, cursos com acadêmicos, livros autografados e revistas publicadas pela ALB, além de obras de arte de diversos artistas, como Sílvio Robatto e Jamison Pedra.

Pular para o conteúdo