Anelito de Oliveira lança novo livro na ALB
O escritor, em sua mais recente publicação, compila grande parte das suas produções dos últimos 35 anos.
Salvador, Bahia, 17 de outubro de 2023 – Na próxima segunda-feira, a Academia de Letras da Bahia realiza mais uma edição do projeto Livros na Mesa, com o lançamento de “Desforra poesia desunida 1988|2023”, de Anelito de Oliveira e promove uma conversa com o autor, mediada pela professora Florentina Souza. O evento, marcado para o dia 23 de outubro, às 17h, será realizado no Palacete Góes Calmon, sede da ALB.
Desforra não é apenas um livro; é um mergulho na trajetória literária de Anelito de Oliveira, um dos autores mais prolíficos da geração que iniciou sua jornada literária no final da década de 1980. O livro, editado pela Literíssima em parceria com a Orobó Edições, apresenta uma reedição completa de todos os livros, plaquetes e trabalhos esparsos do autor, oferecendo aos leitores cerca de 70% de sua produção poética ao longo de três décadas.
Com 774 páginas, Desforra não é apenas uma compilação; é uma narrativa prismática dos últimos 35 anos da vida social preta, marcada pelo conflito, desunião e enfrentamento do racismo. Anelito de Oliveira desafia os limites da lírica, proporcionando ao leitor uma experiência única de nascimento, adensamento, complexificação, esfacelamento e desencantamento da linguagem.
O autor, que completou 50 anos em 2020, adiou o lançamento devido à pandemia e aos desafios impostos pelo cenário político do Brasil. Com Desforra, ele encerra sua dedicação programática à produção de poesia, proporcionando ao público uma obra que tem despertado crescente interesse desde sua pré-venda iniciada em 28 de agosto, data do aniversário do autor.
Além do lançamento do livro, a Academia de Letras da Bahia promoverá uma conversa única com Anelito de Oliveira, mediada pela professora Florentina Souza, doutora em Literatura Comparada pela UFMG e professora do Instituto de Letras da UFBA. O projeto Livros na Mesa é uma iniciativa da Academia de Letras da Bahia na criação de eventos que promovem a aproximação do campo das Letras, das culturas e das artes com a sociedade. O projeto tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.