Arte contemporânea em destaque na ALB

Arte contemporânea em destaque na ALB

Em visita a Salvador, João Correia é convidado do Simpósio de Arte Contemporânea da Academia de Letras da Bahia.

Salvador-Bahia, 16 de novembro de 2023 – A Academia de Letras da Bahia (ALB) anuncia o seu 1º Simpósio de Arte Contemporânea, marcado para o dia 24 de novembro. O evento acontecerá na sede da Academia de Letras da Bahia, a partir das 17h, com a presença do mestre João Correia e do diretor do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), Daniel Rangel.

O evento busca enriquecer a cena cultural da cidade, promovendo diálogo e reflexão sobre a Arte Contemporânea. O Presidente da ALB, Ordep Serra, destaca a importância de abrir as portas da instituição para as diversas linguagens artísticas, colocando em prática sua visão vanguardista desde que assumiu o cargo, em 2020. Neste evento, a Academia de Letras da Bahia contou com a articulação da Roda das Artes – Coletivo, conduzida por Angela Petitinga, Silvio Carvalho e Erickson Britto.

O destaque da programação será a palestra do reconhecido João Correia, marchand, curador e idealizador do Curso Olhar Contemporâneo, com experiência de mais de 20 anos no campo das artes, no Brasil e no exterior. Correia é também Mestre em Liderança Cultural pela Royal Academy of Arts no Reino Unido e Maastricht University na Holanda. O palestrante destaca que:

“Muita gente sente a necessidade de se atualizar, buscar conhecimento, participar do seu tempo. Ser contemporâneo é uma habilidade particular, que está ao alcance de todos, e começa pelo treino do olhar para a arte.”

O Simpósio contará com a participação especial do curador e atual diretor do Museu de Arte Contemporânea da Bahia, Daniel Rangel, como debatedor. O evento será realizado no Palacete Góes Calmon, sede da ALB, com lugares para uma plateia de até 218 pessoas. Após a palestra, os participantes terão a oportunidade de desfrutar de um coquetel, proporcionando um ambiente descontraído para interação entre os amantes da arte.

Ordep Serra, presidente da ALB, destaca o movimento inovador na instituição, abrindo espaço não apenas para as Letras, mas para todas as formas de expressão artística. Angela Petitinga, da Doc-Expõe Gestão Museológica e Documental, foi convidada por Serra para ser uma das curadoras da futura Galeria de Artes da ALB. Com lançamento da galeria digital marcada para dezembro, a iniciativa já conta com mais de 40 obras doadas, incluindo pinturas, esculturas, cerâmicas, jóias e fotografias.

Pular para o conteúdo