Ciclo de debates África/Brasil: do Índico ao Atlântico

Ciclo de debates África/Brasil: do Índico ao Atlântico

A Academia de Letras da Bahia e a Agência Criativa Vírgula dão início, nesta terça-feira (06), ao CICLO DE DEBATES ÁFRICA/BRASIL – DO ÍNDICO AO ATLÂNTICO. O evento caracteriza-se por uma série de encontros VIRTUAIS, através do canal da ALB no YouTube, ao longo de 2025.

O principal objetivo é promover o diálogo sobre a criação literária brasileira e africana de língua portuguesa, abordando questões como publicação, circulação, participação de escritores e escritoras em eventos literários e reflexões sobre as barreiras editoriais, bem como a presença das literaturas brasileiras e africanas no mercado editorial global.

A curadoria é de Aleilton Fonseca, presidente da Academia de Letras da Bahia, e Amosse Mucavele, com parceria da Associação dos Escritores Moçambicanos, União dos Escritores Angolanos, Academia de Letras Angolanas, Academia Cabo-verdiana de Letras e Associação de Escritores da Guiné-Bissau.

A série de encontros começa com o tema O PAPEL DAS ACADEMIAS DE LETRAS NA PRODUÇÃO LITERÁRIA E CULTURAL EM LÍNGUA PORTUGUESA. Nesse primeiro debate, estarão presentes Aleilton Fonseca, António Quino (escritor, professor universitário, jornalista, crítico literário e secretário-geral da Academia Angolana de Letras) e Daniel Medina (escritor, professor universitário e presidente da Academia Cabo Verdiana de Letras), com a moderação de Rogério Faria Tavares (escritor, jornalista, ex-presidente da Academia Mineira de Letras).