Ciclo de poesia na Academia de Letras da Bahia

Ciclo de poesia na Academia de Letras da Bahia

O novo projeto da ALB visa tornar acessível importantes obras, acontecimentos, autores e autoras da literatura baiana, brasileira e mundial.

O 1º Ciclo de Poesia na Academia é um novo projeto da Academia de Letras da Bahia. O Prof. Dr. Décio Torres iniciará o Poesia na Academia, com a apresentação de Memória, gatos, lembranças: A anticanção de amor, de T. S. Eliot. Para o ano de 2022, o recital acontecerá sempre na última quinta-feira do mês, sendo o primeiro no dia 26 de maio, às 19 horas, no canal da ALB no YouTube. 

No espírito de programas voltados para a divulgação da literatura e visando à comunidade, o 1º Ciclo de Poesia na Academia de Letras da Bahia motivou-se por um calendário comemorativo, realizações de escritores, anos simbólicos de publicação de obras, com destaque para aquelas que merecem/reivindicam circulação, permitindo que um público em potencial entre em contato com a literatura baiana, brasileira, portuguesa, latino-americana e norte-americana (em tradução).

Heloísa Prazeres, acadêmia e curadora do projeto

A cada encontro mensal, a pessoa convidada pela ALB irá coordenar o recital, apresentando uma leitura crítica sobre a obra de um/a autor/a, a partir da seleção de uma mostra de poemas/excertos, selecionados pela equipe de curadoria, composta pelo acadêmico poeta e professor, Dr. Aleilton Fonseca, pela acadêmica, ensaísta e professora, Dra. Edilene Matos, atual vice-presidente da ALB, além da poeta, ensaísta e professora, Dra. Heloísa Prazeres. O 1º Ciclo de Poesia na Academia será composto de 07 encontros, entre maio e novembro de 2022. 

Neste ano inaugural, o Prof. Dr. Décio Torres foi convidado a iniciar o projeto. Sob sua coordenação, a fala será referente ao centenário de publicação do poema matriz da modernidade The Waste Land, publicado por T. S. Eliot, no ano de 1922. Para as leituras dos textos foram convidadas a escritora Lita Passos e a poeta Letícia Prata. Também participa, com a apresentação do seu piano jazzístico, o músico Cristian Sperandir.

O projeto Poesia na Academia faz parte das iniciativas da Academia de Letras da Bahia na criação de eventos que promovem a aproximação das letras, das culturas e das artes com a sociedade. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

MAIS INFORMAÇÕES

Décio Torres Cruz é escritor, crítico literário, poeta, professor e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Ex-bolsista da Fulbright, obteve seu Ph.D. em Literatura Comparada na State University of New York (SUNY) em Buffalo, EUA. É mestre em Teoria da Literatura, especialista em Tradução e bacharel em Letras/Língua Estrangeira, com concentração em língua e literaturas de língua inglesa pela UFBA. Fez pesquisa pós-doutoral sobre as adaptações de Shakespeare para o cinema na Leeds Metropolitan University, Inglaterra, patrocinado pelo CNPq. É autor dos livros: Histórias roubadas (Penalux, no prelo); Paisagens interiores (São Paulo: Patuá, 2021); The Cinematic Novel and Postmodern Pop Fiction (Amsterdã; Filadélfia: John Benjamins, 2019); Literatura pós-colonial) Caribenha de língua inglesa (Salvador: Edufba, 2016); Postmodern Metanarratives: Blade Runner and literature in the age of image (London; New York: Palgrave Macmillan, 2014); English Online: Inglês instrumental para informática (São Paulo: Disal, 2013); O pop: literatura, mídia & outras artes (Salvador: Quarteto/Uneb, 2003; 2013); Idea Factory: 100 Games and Fun Activities for your English Classes (Salvador: Edufba, 2012; 2013); Inglês para Administração e Economia (São Paulo: Disal, 2007); Inglês para Turismo e Hotelaria (São Paulo: Disal, 2005); e Inglês.com.textos para informática (São Paulo: Disal, 2003). Seu penúltimo livro foi selecionado para fazer parte da série da Fédération Internationale des Langues et Littératures Modernes (FILLM) da Unesco.

Pular para o conteúdo