Colóquio Camões 500 anos: a difusão da língua portuguesa pelo mundo
500 ANOS DE CAMÕES 🖌️🎉Dez de junho marca os 500 anos de nascimento de Luís Vaz de Camões (1524-1580). Para celebrar o poeta português, a Academia de Letras da Bahia (ALB) realiza, junto à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Universidade de Estado da Bahia (UNEB), através da Cátedra Fidelino de Figueiredo, o Colóquio ‘Camões 500 Anos: A Difusão da Língua Portuguesa pelo Mundo’. Será segunda-feira (10), a partir das 14 horas, na sede da ALB e também no YouTube.
💡O evento visa acolher estudos que discutem a relação entre a poesia de Camões e a antiguidade greco-romana, – incluindo estudos de crítica textual, análises que consideram a ligação do poeta com o final do Renascimento, de onde provém a sua poesia – até os estudos trans-históricos, que abordam o legado da sua obra ao longo dos séculos. Tudo com um olhar atualizado, dialogando com o território da geopolítica e com outras obras em língua portuguesa.
💡Participam Rita Santos, da Cátedra Fidelino de Figueiredo (UNEB); Sheila Hue, da Universidade do Estado do Rio de Janeiroo (UERJ); Pedro Alaim, da UFBA; Aleilton Fonseca, Nelson Cerqueira, Mirella L. V. Lima e Heloísa Prazeres, representantes da Academia de Letras da Bahia (ALB).
🖋Entre as obras de Camões está ‘Os Lusíadas’, primeira epopeia portuguesa publicada em versão impressa, em 1572.
💡Para a professora Heloísa Prazeres, coordenadora do projeto Poesia na Academia, a influência de Camões é permanente: “Na história literária nacional, os escritores não escapam à magia da tradição ou da obra camoniana. É fascinante reconhecer, como lembrou Gilberto Mendonça Telles, que os dois maiores escritores brasileiros, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade, são os que mais fizeram referências, alusões, paráfrases, enfim, reapropriações inteligentes do discurso camoniano, épico e lírico”.
👉🏾A Academia de Letras da Bahia conta com apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.