Cyro de Mattos é o homenageado do projeto Poesia na Academia, nesta quinta-feira (31)
Nesta quinta-feira (31), a Academia de Letras da Bahia (ALB) realiza mais uma edição do Poesia na Academia, projeto coordenado pela Acadêmica e professora Heloísa Prazeres. A sessão é sempre on-line, transmitida ao vivo pelo YouTube da ALB, às 19h.
Aberta a todos. Não é necessário fazer inscrição.
Desta vez, o poeta homenageado será o baiano nascido em Itabuna, Cyro de Mattos. A intervenção ficará por conta de Tica Simões, que é consultora para assuntos literários e culturais. A mediação será da escritora Gerana Damulakis, membro da ALB, ocupante da Cadeira 29.
Os poemas de Cyro de Mattos serão lidos por Raquel Rocha, presidente da Academia de Letras de Itabuna (ALITA); Marina Moreno, comunicóloga e pesquisadora; e Patrícia Si Barreto, gestora, e produtora cultural.
Como em todas as edições, nesta também teremos música, com a musicista e educadora Ligia Callaz. Através de áudio, Lima Júnior trará a beleza da interpretação musical do poema ‘Nossa Senhora das Matas’, adaptado por ele.
Cyro de Mattos é advogado, jornalista e escritor, ocupante da Cadeira 22 da Academia de Letras da Bahia. Os muitos livros já publicados garantiram a ele mais de 50 prêmios literários, entre eles o Prêmio Nacional de Ficção Afonso Arinos, concedido pela Academia Brasileira de Letras para o livro ‘Os Brabos’; o Prêmio Jabuti (menção honrosa) para ‘Os Recuados’; além do Prêmio da Associação Paulista Críticos de Arte (APCA) para ‘O Menino Camelô’, entre outros.
Com o livro ‘Infância com Bicho e Pesadelos (e outras histórias)’, foi vencedor do Prêmio Casa de las Americas 2023, na categoria literatura brasileira.
Heloísa Prazeres destaca a importância da premiação: “Trata-se de um dos mais antigos e prestigiados certames de literatura no Continente, tendo atuado nele, como jurados, Alejo Carpentier, Mário Vargas Llosa, Carlos Fuentes, José Saramago, João Ubaldo Ribeiro. O Prêmio Literário Casa das Américas já foi conquistado pelos brasileiros Oduvaldo Viana Filho, Ziraldo, Chico Buarque de Holanda, Nélida Piñon, Ledo Ivo, Angela Leite, Maria Valéria Rezende, Rubem Fonseca, Moacyr Scliar e Silviano Santiago, entre outros. Ao recebê-lo, o já consagrado escritor baiano carrega consigo a humanidade da alma brasileira em pleito por verdades pelas quais lutamos e trabalhamos em defesa. A premiação nos eleva, em orgulho e extensiva admiração pelo trabalho deste escritor referencial, que impacta a vida de tantos, do país e do Continente”.
A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.