Cyro de Mattos recebe prêmio literário Casa das Américas
Foi anunciado no dia 28 de abril, em Havana, Cuba, pelo diretor da Casa das Américas, Jorge Fornet, o Prêmio Casa das Américas 2023. O acadêmico Cyro de Mattos foi premiado na categoria literatura brasileira, com o livro de contos “Infância com Bicho e Pesadelo e Outras Histórias”, publicado pela Coleção Mestres da Literatura Baiana, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e a Academia de Letras da Bahia.
O prêmio literário é concedido pela Casa de las Américas de Havana, Cuba, desde 1960, sendo um dos mais antigos e prestigiados da América Latina, e concedido a obras em espanhol, português, inglês e francês de escritores da América Latina e do Caribe. Para esta edição concorreram 452 candidatos.
Os escritores e críticos brasileiros Mário Araújo e Clara Dias, junto à crítica cubana Ingrid Brioso Riemont, integraram a comissão julgadora dos livros de ficção publicados em português, entre 2020 e 2022, e pontuam que “por ser um livro que absorve o leitor por suas narrativas poéticas de uma leveza perturbadora, que cativa o leitor, e que revela um surpreendente domínio da linguagem, o volume tem qualidade literária única que reflete a maturidade do autor.”
Heloísa Prazeres, primeira secretária da ALB, destaca a importância do prêmio para o acadêmico e para a instituição:
“Trata-se de um dos mais antigos e prestigiados certames de literatura no Continente, tendo atuado nele, como jurados, Alejo Carpentier, Mário Vargas Llosa, Carlos Fuentes, José Saramago, João Ubaldo Ribeiro. O Prêmio Literário Casa das Américas já foi conquistado pelos brasileiros Oduvaldo Viana Filho, Ziraldo, Chico Buarque de Holanda, Nélida Piñon, Ledo Ivo, ngela Leite, Maria Valéria Rezende, Rubem Fonseca, Moacyr Scliar e Silviano Santiago, entre outros. Ao recebê-lo, o já consagrado escritor baiano carrega consigo a humanidade da alma brasileira em pleito por verdades pelas quais lutamos e trabalhamos em defesa. A premiação nos eleva, em orgulho e extensiva admiração pelo trabalho deste escritor referencial, que impacta a vida de tantos, do país e do Continente.”
Escritor premiado, publicado em oito idiomas, Cyro de Mattos reúne no livro “Infância com Bicho e Pesadelo” as histórias: Infância com Bicho e Pesadelo, Ladainha nas Pedras, Inocentes e Selvagens, Coronel, Cacaueiro e Travessia, O Cavaleiro Vingador contra o Mandão da Crueldade, Restos da Mata, Pelas Águas, Os Recuados, Pai, Filha, Berro de Fogo, As Ligações do Padre com a Vizinha e Todo o Peso Terrestre.”
O livro de contos “Infância com Bicho e Pesadelo e Outras Histórias” faz parte da Coleção Mestres da Literatura Baiana, publicada pelas Edições da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA. Além do escritor Cyro de Mattos, a coletânea reúne contos e novelas, da qual fazem parte livros dos autores Hildegardes Viana, Vasconcelos Maia, Hélio Pólvora, Wilson Lins, Afonso Manta, Ruy Espinheira Filho, Guido Guerra, Osório Alves de Castro, Gláucia Lemos e outros.
A Coleção Mestres da Literatura Baiana representa um esforço conjunto da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e da Academia de Letras da Bahia para publicar obras fundamentais da literatura baiana, e dessa forma contribuir para o maior conhecimento e a preservação do valioso trabalho dos mestres das nossas letras.