Dança no Sábado das Artes

Lia Robatto conversa com a criadora, diretora e curadora artística do VIVADANÇA Festival Internacional, Cristina Castro.

O Sábado das Artes na Academia de abril não poderia trazer outro tema que não a dança. No encontro do dia 23, a acadêmica Lia Robatto conduz uma conversa com a coreógrafa Cristina Castro, criadora, diretora e curadora artística do VIVADANÇA Festival Internacional. O encontro virtual acontecerá, no próximo sábado às 19 horas, no canal da Academia de Letras da Bahia e do Ihac Digital, no YouTube. 

Cristina Castro é gestora cultural, coreógrafa e dançarina. Diplomada pela Universidade Federal da Bahia, no curso de licenciatura em dança, sua formação tem base em técnicas do ballet clássico, dança moderna e contemporânea, e também forte influência da área do esporte, ginástica olímpica e tênis. Como dançarina profissional trabalhou em grupos independentes, no Grupo Viravolta/Lia Robatto, e na Cia oficial do Estado da Bahia, Balé Teatro Castro Alves, por 12 anos. Fundou em 1998 no Teatro Vila Velha a Cia. Viladança, circulando seus espetáculos de dança contemporânea e ministrando oficinas no Brasil, Europa e América do Sul. É integrante do colegiado de programação e gestão do Teatro Vila Velha, onde dirige o programa de residências artísticas internacionais e o projeto Pé de Feijão – arte e educação, que promove espetáculos de artes cênicas para público infanto-juvenil.

Na gestão cultural, Cristina Castro coordena a área de planejamento, projetos e sustentabilidade do Teatro Vila Velha. É a criadora, diretora e curadora artística do Vivadança Festival Internacional (2007) e da plataforma Criações em Dança (2021), que promove a difusão e seleção de conteúdos de dança e audiovisual em formatos de curta duração, com premiações. Cristina Castro foi premiada pela Unesco com o Prize for the Promotion of the Arts.

O Sábado das Artes é um programa de aproximação e diálogo da Academia de Letras com a área das artes. O bate-papo online reúne artistas para falar sobre suas inspirações, a relação com a literatura, conceitos estéticos e éticos, processos de trabalho, seus sonhos e utopias. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo