Débora Nunes lança “Auroville, 2046” na ALB

Débora Nunes lança “Auroville, 2046” na ALB

Com a presença da autora, o lançamento acontece no dia 14 de setembro, quarta-feira, e faz parte da programação do Livros na Mesa.

O presidente da Academia de Letras da Bahia, Ordep Serra, receberá a urbanista Débora Nunes para o lançamento do livro “Auroville 2046. Depois do fim de um mundo.” O evento faz parte da programação do Livros na Mesa e acontecerá no dia 14 de setembro, a partir das 16 horas (UTC-3), no canal da ALB, no YouTube.

“Auroville, 2046. Depois do fim de um mundo” foi concebido em 2018, durante uma estadia da autora em Auroville, maior ecovila do mundo, criada em 1968 por Mirra Alfassa, sob inspiração do filósofo e místico indiano Sri Aurobindo. A cada ano, no dia do aniversário de nascimento de Aurobindo, organiza-se na cidade uma grande fogueira e uma meditação coletiva ao nascer do dia. O conto sobre a história de Indra, uma auroviliana de 98 anos, conta a trajetória do mundo entre 2020 e 2046, e foi inspirado nesta cerimônia, além de ser cheio de realismo e esperança.

Escrito após a meditação, “Auroville 2046. Depois do fim de um mundo” constitui a visão de um mundo construído a partir das vulnerabilidades do modo de vida atual. A ficção se desenvolve em uma cidade sustentável, que existe de forma simbiótica com o meio ambiente, como parte de um ecossistema.  “A obra traz um olhar do futuro lançado sobre o passado”, pontua a autora Débora Nunes. 

A proposta para este programa é uma meditação e visualização da história antes da apresentação sobre o livro. A obra “Auroville 2046. Depois do fim de um mundo.” pode ser acessada através do link https://linkr.bio/auroville2046. Com mediação do acadêmico e presidente da ALB Ordep Serra, o lançamento acontecerá de forma simultânea em francês, espanhol e inglês, com o apoio da MRG – Multiconvergência de Redes Globais.   

Débora Nunes é doutora em Urbanismo Participativo pela Université Paris XII, na França, tem pós-doutorado na França e na Índia e foi professora visitante da Pondicherry University. É autora de vários livros e artigos nos campos da democracia participativa, da economia solidária e da transição ecológica, nos campos pessoal e urbano. É professora titular na Universidade do Estado da Bahia – UNEB e fundadora, junto a um coletivo, da Multiconvergência de Redes Globais, representando a rede Diálogos em Humanidade. Criou e coordena em nível internacional a Escola de Sustentabilidade Integral, que se baseia no paradigma holístico e que propõe formações que envolvem a inteligência mental, do corpo, do coração e da alma, para promover transformações pessoais e sociais. Com seu marido e filhos leva adiante o projeto de regeneração ecológica e social do Sítio do Futuro, na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil.

O projeto Livros na Mesa faz parte das iniciativas da Academia de Letras da Bahia na criação de eventos que promovem a aproximação das letras, das culturas e das artes com a sociedade. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo