Décio Torres ministra palestra sobre cinema e literatura na ALB
A Academia de Letras da Bahia convida para a palestra ‘A literatura no cinema: filme como leitura e tradução’, com escritor, crítico literário, pesquisador e membro da ALB, Décio Torres.
Será nesta quinta-feira, 24 de outubro, às 17h, na sede da ALB (Palacete Góes Calmon – Av. Joana Angélica, 198, Nazaré).
A explanação de Décio Torres, Cadeira 19 da ALB, vai enfatizar o modo como a tradução fílmica provoca uma percepção diferente do texto escrito e como adiciona novos significados ao texto literário.
“Existem diferentes modos de análise de adaptações cinematográficas de obras literárias, a depender da perspectiva: da crítica literária e/ou da performance teatral; da teoria do cinema e das demandas do meio; dos estudos de tradução intersemiótica; da intermedialidade; e da adaptação como estudo autônomo. Nesta palestra, as adaptações cinematográficas serão vistas como diferentes leituras de obras literárias, como traduções nas quais são enfatizados os ganhos em vez das perdas”, ressalta ele, autor de livros como A poesia da matemática (Caravana), lançado este ano.
Alguns exemplos serão extraídos das literaturas de línguas inglesa – especialmente da obra shakesperiana -, francesa e brasileira, culminando com uma análise de parte do filme ‘O pagador de promessas’ (1962), dirigido por Anselmo Duarte, e baseado na peça de Dias Gomes. Além disso, será feito um resumo histórico dos estudos das relações entre cinema e literatura.
O evento é aberto ao público e gratuito, com a entrega de certificado.
Participe!
A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.