Democracia e liberdade de expressão no Encontros ALB

Democracia e liberdade de expressão no Encontros ALB

O presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI) Ernesto Marques é o convidado da Academia de Letras da Bahia para falar sobre o tema.

Nesta edição do Encontros ALB, a democracia e a liberdade de expressão serão colocadas em pauta por Ernesto Marques, presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI). O evento promovido pela Academia de Letras da Bahia será transmitido pelo canal da ALB no YouTube, no dia 06 de junho, a partir das 19 horas.

Diante dos deliberados ataques à democracia é importante trazer para a discussão o papel da sociedade civil e dos veículos de imprensa na luta contra o obscurantismo e a sombra do fascismo no Brasil atual. Quando notícias falsas, as conhecidas fake news, propagam mentiras e, muitas vezes, seus disseminadores usam a liberdade de expressão como justificativa para narrativas mentirosas é necessário contar com a responsabilidade e o compromisso ético da imprensa. É a partir desta perspectiva que a ALB propõe esse diálogo com Ernesto Marques, jornalista e presidente da ABI.

Nascido em Ipirá, Ernesto Marques é radialista e jornalista formado pela Faculdade de Comunicação da UFBA. No jornalismo, atuou como repórter nas quatro emissoras comerciais de Salvador e na imprensa sindical. Foi assessor parlamentar, assessor de imprensa do governador Jaques Wagner e secretário de Comunicação de Vitória da Conquista, com o prefeito Guilherme Menezes. Foi também presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, Televisão e Publicidade e integra a diretoria da Associação Baiana de Imprensa desde 2002, assumindo a presidência da ABI em setembro de 2020.

O Encontros ALB: democracia e liberdade de expressão é um evento gratuito e aberto ao público. Para participar basta acessar o canal do YouTube da Academia de Letras da Bahia, no dia 06 de junho, às 19 horas. Os estudantes, e demais interessados, terão a oportunidade de receber um certificado de participação. O link para inscrição será disponibilizado durante a transmissão. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo