Encontros ALB homenageia Lygia Fagundes Telles
A vida e obra da autora é o tema de mais um encontro do projeto da Academia de Letras da Bahia.
O próximo Encontros ALB terá como tema “Lygia Fagundes Telles 100+5” sobre a vida e a obra da “dama da literatura brasileira”. O jornalista e escritor Suênio Campos de Lucena se une ao acadêmico e vice-presidente da Academia de Letras da Bahia Marcus Vinícius Rodrigues, em conversa sobre a escritora que marcou a literatura nacional. A edição do projeto será transmitida ao vivo, no dia 19 de abril (quarta-feira), a partir das 19h, pelo canal da ALB no YouTube.
Lygia Fagundes Telles foi uma das maiores escritoras brasileiras, sua vasta bibliografia é marcada por contos e romances que refletem muito dos ideais da autora, como a busca pela verdade e a reflexão sobre as circunstâncias cotidianas. Dona de um estilo único, seus romances “Ciranda de pedra” e “As meninas” são considerados clássicos da literatura brasileira. Os contos escritos por Lygia a elevam ao mais alto grau de excelência de que é capaz um escritor. Sobre ela, o saudoso acadêmico Hélio Pólvora disse: “[é] um dos escritores brasileiros de maior consciência artesanal, especialista em casar linguagem e inventiva.”
O professor, escritor e jornalista Suênio Campos de Lucena, estudioso das obras da autora, é o convidado do acadêmico Marcus Vinícius Rodrigues para falar sobre Lygia Fagundes Telles e seu entorno, além da própria experiência de convivência com a grande expoente da literatura nacional, durante a pesquisa para sua tese de doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada, “Esquecimento e lembrança em Lygia Fagundes Telles”.
O Encontros ALB faz parte dos esforços da Academia de Letras da Bahia para a aproximação entre as artes, em especial a literatura, e a sociedade. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.