Erotismo na literatura é tema do Encontros ALB
Pelo segundo ano, Academia de Letras da Bahia realiza, no “dia do sexo”, encontro virtual sobre o tema.
A Academia de Letras da Bahia (ALB) anuncia o Encontros de 6/9, evento virtual que explora o erotismo na literatura baiana. A segunda edição do programa será transmitida pelo canal da ALB no YouTube, em 06 de setembro, a partir das 23h. A classificação indicativa é para maiores de 18 anos.
Nesta edição, a conversa girará em torno do tema do homoerotismo na literatura baiana. Participarão do evento Márcio Junqueira, professor, poeta e artista visual, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBA, e Marcus Vinícius Rodrigues, vice-presidente da ALB e autor de obras como “O mar que nos abraça” e “Café Molotov”.
Márcio Junqueira é reconhecido por suas pesquisas em temas como homoerotismo, escritas de si e subjetividades negras. Suas publicações incluem “Sábado”, “Lucas” e “voilà mon coeur”. Além de seu trabalho literário, Junqueira também teve participações notáveis em exposições de arte, tanto nacional quanto internacionalmente.
Marcus Vinícius Rodrigues é autor de contos e obras que exploram a diversidade de experiências humanas, incluindo o erotismo. Um de seus contos, “A omoplata”, foi premiado no Concurso Nacional de Contos Newton Sampaio, edição 2009.
Durante o evento, os escritores compartilharão seus processos criativos, influências e perspectivas sobre o homoerotismo na literatura baiana. A programação também incluirá a leitura de poemas e trechos de prosas autorais.
O projeto Encontros de 6/9 tem frequência anual, sempre no dia 06 de setembro, trazendo dois escritores para dialogar sobre a relação entre erotismo e literatura. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.