Escritor Alex Simões ministra oficina gratuita de poesia na Academia de Letras da Bahia
Inscrições se iniciam nesta quinta-feira (22); também há vagas para deficientes visuais
Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita de escrita de poesia ‘Tudo métrica e rima num caderno’, a ser ministrada pelo poeta e performer Alex Simões, na Academia de Letras da Bahia (ALB). As inscrições vão de 22 de agosto a 8 de setembro. Estão sendo oferecidas 20 vagas – dessas, oito são destinadas para deficientes visuais (caso as oito vagas não sejam preenchidas, serão alocadas para pessoas sem deficiência visual).
Os encontros acontecem presencialmente, nos dias 23 (segunda-feira), 25 (quarta-feira) e 27 de setembro (sexta-feira), das 14 às 18 horas, na sede da ALB, no Palacete Góes Calmon, localizado na Av. Joana Angélica, 198, Nazaré. A carga horária total é de 12 horas e haverá entrega de certificado.
A oficina de leitura e produção escrita de textos literários poéticos vai abordar noções básicas de versificação, como verso (metrificado e livre), ritmo, escansão, rima, sempre partindo de textos tanto literários quanto musicais (letras de gêneros musicais como MPB, bossa nova, funk e rap) de autores brasileiros, preferencialmente baianos ou situados na Bahia, passando pelo exercício da leitura e oralização e, em seguida, produção de textos.
Nos encontros, os participantes deverão produzir:
1) uma quadra em redondilha menor e uma quadra em redondilha maior;
2) 01 soneto;
3) um caderno grampo canoa com os textos lidos durante a oficina e os textos produzidos nos três encontros.
Ao final do encontro, será realizado um mini sarau com o material produzido pelos participantes.
Após se inscrever e preencher o formulário no link Oficina Tudo Métrica e Rima num Caderno, o interessado passará por uma seleção. O resultado sai no dia 18 de setembro, no site da Academia de Letras da Bahia.
–
A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Sobre o oficineiro
Com uma vasta experiência na poesia, Alex Simões publicou cinco livros do gênero e integra diversas antologias nacionais e internacionais em português, inglês e espanhol. Desde os anos de 1990, o poeta baiano participa de saraus, festivais literários e eventos multilinguagens no estado e fora dele. Entre as andanças lá fora participou como convidado do recital ‘Resistência’, em Havana (Cuba); ministrou workshop de poesia visual no Poetry Foundation, em Chicago (EUA), e foi um dos autores estudados na disciplina ‘Introdução à Literatura Lusófona’, na University of Washington. Vem realizando diversas performances, dentre as quais ‘Você tem seda?’, ‘A cappella de Waly’ e ‘Poeformance’, borrando as fronteiras entre arte e vida, entre poesia e outras linguagens. Atuou como artista no Lusoteropolitana 2021 e como artista, oficineiro, coordenador artístico e curador de literatura e performance do Lusoteropolitana 2022. Integra o atual Conselho Deliberativo do Plano Estadual do Livro e da Leitura do Estado da Bahia.