Evento da ALB celebra Mãe Stella de Oxóssi
Dando continuidade às comemorações pelo Centenário de Mãe Stella de Oxóssi (1925-2018), a Academia de Letras da Bahia (ALB) realiza, mais uma vez este mês, evento em homenagem à primeira Ialorixá do Brasil a integrar uma academia de letras.
Será em 29 de maio (quinta-feira), às 18h30, em cerimônia que contará com discursos de homenagem dos Acadêmicos Edilene Matos, Edvaldo Brito, Muniz Sodré e Ordep Serra; e dos representantes do Instituto Mãe Stella de Oxóssi, Adriano Azevedo e Suely Melo.
Ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, na capital baiana, Mãe Stella de Oxóssi foi eleita imortal da ALB em 25 de abril de 2013. Em 12 de setembro do mesmo ano, passou a ocupar a cadeira 33, cujo patrono era Castro Alves e, na época, pertencia ao professor e historiador Ubiratan Castro, falecido em janeiro de 2013.
“Com a presença de Mãe Stella, a ALB ratificou a importância da escrita afro-litúrgica na vida nacional”, destaca Muniz Sodré, que ocupou a Cadeira 33, no lugar de Mãe Stella, após a morte da ialorixá, em 2018.
Presidente da ALB, Aleilton Fonseca reafirma a importância de ter Mãe Stella como imortal da Casa: “A ALB comemora o centenário de Mãe Stella de Oxóssi como uma grande homenagem à memória de uma Acadêmica que marcou nossa história pela brilhante contribuição como líder religiosa de matriz africana, educadora e escritora de livros que enriquecem o nosso patrimônio cultural”.
O evento em celebração à Mãe Stella é aberto ao público e acontece na Academia de Letras da Bahia, à Av. Joana Angélica, 198, bairro de Nazaré.