
- Este evento já passou.
II Seminário Psicanálise e Literatura
18 outubro 2021 @ 19:00 - 21:00

Psicanálise e Literatura em destaque na Academia de Letras da Bahia.
Em parceria com o Colégio de Psicanálise da Bahia, a ALB realiza o segundo Seminário Psicanálise e Literatura.
A Academia de Letras da Bahia realiza, em parceria com o Colégio de Psicanálise da Bahia, o II Seminário Psicanálise e Literatura. Com coordenação da acadêmica Urania Tourinho-Peres, o Seminário propõe uma abertura na compreensão da leitura psicanalítica na sua relação com a arte literária. O Seminário Psicanálise e Literatura acontece na próxima segunda-feira, 18 de outubro, das 19h às 21h, com transmissão pelo canal da ALB no YouTube.
“Simplificando, posso dizer que o objetivo é mostrar a riqueza da relação Psicanálise/Literatura. Como muitos pensam, não se trata de psicanalisar o autor ou mesmo a história do romance, mas propiciar um espaço de descobertas sobre a complexidade da alma humana, se assim posso dizer.” Define a acadêmica e fundadora do Colégio de Psicanálise da Bahia, Urania Tourinho-Peres, sobre a proposta de leitura dos textos que evidenciam a riqueza da relação Psicanálise/Literatura.
Confira os textos do programa:
- “Vozes da infância”, de Urania Maria Tourinho-Peres – Acadêmica, Psicanalista e fundadora Colégio de Psicanálise da Bahia, Doutor Honoris Causa da Universidade Federal Da Bahia .
- “Os sentidos do tempo e o tempo dos sentidos”, de Carlota Ibertis – Professora Associada do Departamento e do Programa de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e membro do Colégio de Psicanálise da Bahia.
- “Temporalidades na cena da escrita em ‘Antes de nascer o mundo’ de Mia Couto”, de Joyce Bacelar – Psicanalista, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia e membro do Colégio de Psicanálise da Bahia.
- “As surpreendentes metáforas da memória em Sto Agostinho”, de Sergio Augusto Franco Fernandes – Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e membro do Colégio de Psicanálise da Bahia.
- “Para não dizer que não falei das primaveras”, de Maria Thereza Ávila Dantas Coelho – Psicanalista membro do Colégio de Psicanálise da Bahia, professora associada do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
- “J. L. Borges: finitude e imortalidade”, de Suely Aires – Psicanalista. Mestre e Doutora em Filosofia (Unicamp), professora do Instituto de Psicologia-UFBA, membro fundadora do Centro de Pesquisa Outrarte.
O Seminário Psicanálise e Literatura faz parte das iniciativas da Academia de Letras da Bahia para promover a aproximação das letras, das ciências, das culturas e das artes com a sociedade. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
– Seminário Psicanálise e Literatura –
18/10/21 segunda-feira
Das 19h às 21h
https://youtube.academiadeletrasdabahia.org.br
Gratuito (com emissão de certificado 02h, inscrições durante a transmissão)
Detalhes
- Data:
- 18 outubro 2021
- Hora:
-
19:00 - 21:00
- Categoria de Evento:
- Eventos
- Evento Tags:
- ALB, Carlota Ibertis, Colégio de Psicanálise da Bahia, Joyce Bacelar, Maria Thereza Ávila Dantas Coelho, Seminário Psicanálise e Literatura, Sergio Augusto Franco Fernandes, Suely Aires, Urania Maria Tourinho-Peres
- Website:
- https://youtube.academiadeletrasdabahia.org.br/
Local
- YouTube da ALB
- Brasil
- Ver site do Local
Organizador
- Academia de Letras da Bahia
- contato@academiadeletrasdabahia.org.br
- Ver site do Organizador