Ex-presidente da Academia de Letras da Bahia, Edivaldo Boaventura ganha memorial na UNEB, em Conceição do Coité
Ex-presidente da Academia de Letras da Bahia, Edivaldo Boaventura ganha memorial na UNEB, em Conceição do Coité
Professor criou a Universidade Estadual da Bahia em 1983
A Universidade Estadual da Bahia (UNEB), através do Departamento de Educação, inaugura nesta quinta-feira (05), às 14h, o Memorial Professor Edivaldo Machado Boaventura.
Localizado no Campus XIV, no município de Conceição do Coité, o espaço é uma homenagem ao escritor, advogado, sociólogo, professor, imortal da Academia de Letras da Bahia, criador da UNEB e seu primeiro reitor, de 1983 a 1984.
O projeto foi idealizado pelo professor e escritor Adriano Eysen e pela pró-reitora de Planejamento, Lídia Boaventura Pimenta, que é filha de Edivaldo, com a contribuição do historiador Bruno Lopes do Rosário.
Com curadoria dos professores Maurilio Antonio Dias de Sousa e Adriano Eysen, o memorial reunirá títulos da biblioteca particular de Edivaldo Boaventura, assim como obras de arte, condecorações, homenagens, correspondências e livros escritos ou organizados pelo intelectual baiano.
A comunidade acadêmica e o público externo poderão acessar o acervo de livros para fins de pesquisa sobre a vida e obra de Boaventura, assim como desenvolver estudos em diversas áreas pelas quais transitou o professor, como Direito, Educação, Jornalismo, Metodologia da Pesquisa, História, Cultura, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Artes, Literatura e Línguas.
“O Memorial Professor Edivaldo Machado Boaventura trata-se de uma homenagem a um ser humano que dedicou a sua vida a pensar, sobretudo, a educação e a cultura brasileiras com um olhar crítico e transdisciplinar. Certamente, Boaventura, imbrincado com sua época, transitou pelo aquém e além-mar para imortalizar sonhos, ideais e obras. Portanto, estamos a celebrar a trajetória de um educador prestante que ainda tem muito a nos enriquecer com seus saberes e experiências” forjados dentro e fora do universo das academias”, destaca Adriano Eysen.
–
Presidente da ALB
Bacharel em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Boaventura era natural de Feira de Santana. Entre os anos de 2007 e 2011, presidiu a Academia de Letras da Bahia (ALB), vindo a falecer em 2018, aos 84 anos.
O presidente da ALB, Ordep Serra, celebra a homenagem: “A Academia de Letras da Bahia muito deve ao Professor Emérito Edivaldo Boaventura, que a integrou com muito brilho, que a presidiu com grandeza e generosidade, que tudo fez para enaltecê-la. Mas não é só a ALB, toda a Bahia é devedora do talento e da lucidez deste grande homem. Nada mais justo que prestar-lhe homenagem. Seu memorial será um marco importante para nosso Estado”.
O escritor e acadêmico Aleilton Fonseca irá representar a instituição no evento de inauguração do Memorial. “Saudamos a UNEB, especialmente o Campus XIV, de Conceição do Coité, dirigido pelo professor Dr. Adriano Eysen Rego, pela justa homenagem ao grande intelectual e acadêmico Edivaldo Machado Boaventura, um notável homem de Letras, pensamento e ação, cujo legado precisa ser preservado para conhecimento das novas gerações”, afirma Aleilton, que ocupa a Cadeira 20 da ALB.
O ato contará, ainda, com as presenças da Reitora da UNEB, professora Adriana Marmori Lima; do diretor do Departamento de Educação – Campus XIV, professor Adriano Eysen; além de familiares do homenageado, pró-reitores, docentes, discentes, autoridades e público geral.
Sobre Edivaldo Machado Boaventura
Foi secretário de Educação e Cultura da Bahia por duas vezes, uma entre 1970 e 1971 e a outra entre 1983 e 1987. Na última gestão como secretário, foi responsável pela criação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), credenciou a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e impulsionou a criação da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Entre os anos de 2007 e 2011, Edivaldo presidiu a Academia de Letras da Bahia. A trajetória do educador foi reconhecida pelo governo de Portugal em junho de 2018, quando ele foi condecorado com a Ordem da Instrução Pública no grau de Comendador, pelos serviços prestados à educação e cultura nos dois países de língua portuguesa. Para mais informações sobre o Memorial Professor Edivaldo Machado Boaventura, acesse o Memorial Virtual, através do link: https://edivaldoboaventura.com/