Goethe no Brasil é tema de palestra na ALB

Goethe no Brasil é tema de palestra na ALB

O Projeto Encontros ALB promove reflexões acerca da relação do romancista alemão com o Brasil.

A Academia de Letras da Bahia, em parceria com a Associação Goethe na Bahia, promove palestra do professor Marcus Vinícius Mazzari sobre recepção do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe no Brasil. A palestra acontece no âmbito do projeto Encontros ALB, em modo presencial, no Palacete Góes Calmon, dia 27 de julho, a partir das 18h.

O escritor Marcus Vinícius Mazzari é professor, vinculado ao departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Literatura Alemã (USP) e Doutor em Germanística e Literatura Comparada pela Freie Universität Berlin. Sua trajetória acadêmica e obras têm como foco o estudo aprofundado do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe. Mazzari dedica-se a analisar a vasta produção literária de Goethe, explorando suas principais obras, como “Fausto”, “Os Sofrimentos do Jovem Werther” e “As Afinidades Eletivas”, além de investigar a relação do autor alemão com a filosofia, a ciência e a cultura de seu tempo. Seu trabalho crítico e suas publicações têm contribuído significativamente para o entendimento e a apreciação da obra de Goethe no cenário acadêmico e literário brasileiro.

Sobre Goethe

Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), renomado escritor e romancista europeu, foi uma figura influente do movimento literário Sturm und Drang e do romantismo alemão. Sua obra-prima “Fausto” é uma peça teatral emblemática que explora a busca insaciável do conhecimento humano. Além de sua contribuição à literatura mundial, Goethe teve uma relação significativa com o Brasil. Em 1814, o governo brasileiro o convidou para liderar uma missão científica para estudar a flora, fauna e geologia do país. Embora tenha recusado o convite, sua influência permaneceu na cultura brasileira, com muitos escritores e intelectuais brasileiros se inspirando em sua visão artística e filosófica ao longo dos anos.

O Encontros ALB faz parte dos esforços da Academia de Letras da Bahia para a aproximação entre as artes, em especial a literatura, e a sociedade. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo