Heloísa Prazeres toma posse como Imortal da Academia de Letras da Bahia
A poeta e ensaísta é a sucessora do ex-governador da Bahia, Roberto Santos, e ocupará a cadeira de número 26 da ALB.
A mais nova imortal da Academia de Letras da Bahia, Heloísa Prazeres, eleita em 04 de junho de 2021, tomará posse no dia 29 de julho às 19h. A cerimônia solene da ALB, presidida pelo acadêmico Ordep Serra, será transmitida pelo YouTube, devido ao contexto da pandemia.
Natural de Itabuna, a poeta, ensaísta, pesquisadora e professora, desde cedo encontrou nos livros da biblioteca familiar, e das bibliotecas públicas, o prazer da leitura. Foi a partir do estímulo e contato com obras de autores nacionais e estrangeiros, que desenvolveu sua escrita, especialmente no gênero lírico. Nos anos 2000, publicou ensaios, Temas e Teimas em narrativas baianas do centro-sul, posteriormente, Pequena história, poemas selecionados (2014), Casa onde habitamos, poemas (2016), ensaios, Arcos de sentidos, literatura, tradução e memória cultural (2018) e Tenda acesa, poemas (2020).
Heloísa Prazeres possui extenso histórico no campo das Letras, Bacharel e Licenciada em Letras Vernáculas, Mestre em Letras – Teoria da Literatura – pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A nova imortal cumpriu o doutorado na University of Cincinnati, OH, Estados Unidos. Foi titular e pesquisadora da Universidade Salvador (UNIFACS) e coordenou o Núcleo de Referência Cultural da Fundação Cultural do Estado da Bahia, entre os anos de 2004 e 2007. Heloísa Prazeres possui vasta produção acadêmica, com artigos publicados em diversas revistas especializadas.
Heloísa Prazeres é a nona mulher a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia, sua posse destaca a presença e visibilidade feminina no campo cultural, em letras e artes, e serve de inspiração às novas gerações de mulheres, que podem almejar esse reconhecimento.