Homenagem póstuma a Cid Teixeira (1924 – 2021)
Nesta quinta-feira, 31 de março, a ALB fará uma homenagem póstuma ao acadêmico Professor Cid Teixeira. Na sessão solene, o acadêmico Aramis Ribeiro Costa, fará o discurso homenageando o imortal.
O Professor Cid Teixeira nasceu em 11 de novembro de 1924, na Ilha de Maré, em Salvador. Formou-se em direito pela Universidade Federal da Bahia, em 1948, mas não advogou. Como funcionário do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, dedicou-se ao estudo de História e à pesquisa. Ainda antes de se formar, foi admitido pela Escola de Belas Artes da UFBA, como auxiliar de ensino na cadeira de História da Arte, e seguiu a carreira como professor de História na Faculdade de Filosofia da UFBA.
Como jornalista, Cid Teixeira atuou em diversos periódicos de Salvador e possui artigos publicados em jornais e revistas, além de livros editados. Dirigiu a Fundação Gregório de Mattos e implantou o Serviço de Rádio Educação do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Em 1992, foi condecorado com a medalha Tomé de Sousa, concedida pela Câmara Municipal de Salvador. Em 1993, tornou-se imortal da Academia de Letras da Bahia, ocupando por 28 anos a cadeira número 19.
A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.