III Simpósio Baiano de Jornalismo e Literatura discute ‘Verdade e Liberdade de Expressão’ dia 12 de setembro, em Salvador

III Simpósio Baiano de Jornalismo e Literatura discute ‘Verdade e Liberdade de Expressão’ dia 12 de setembro, em Salvador

Entre os homenageados estão os jornalistas Flávio Costa, Juliana Dal Piva e Dom Phillips, morto na Amazônia em 2022

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI), a Academia de Letras da Bahia (ALB) e  o Gabinete Português de Leitura (GPL) realizam no dia 12 de setembro (quinta-feira), o III Simpósio Baiano de Jornalismo e Literatura, com o tema ‘Verdade e Liberdade de Expressão’. A ABI recebe, em sua sede na Praça da Sé, o encontro GRATUITO e ABERTO ao público, com foco nos profissionais e estudantes das áreas de Comunicação, Letras, Tecnologia e todos os interessados em debater sobre a importância do fortalecimento da democracia. As atividades terão início às 8h30 e finalizam às 17h30. Para participar, basta realizar inscrição no Sympla.

Em sua terceira edição, o simpósio vai tratar da importância do  jornalismo e da literatura na busca pela verdade e para a desconstrução do contexto atual de proliferação de notícias falsas, impulsionado pela velocidade e profusão cada vez maior de informações, bem como a utilização equivocada das novas tecnologias. Serão debatidos temas como: ‘Inteligência Artificial e os impactos na Democracia’; ’Fronteiras narrativas e da liberdade’; e “As fake news no cotidiano das fricções democráticas’.

Serão homenageados a jornalista catarinense Juliana Dal Piva (ICL Notícias),  apresentadora do podcast ‘A vida secreta do Jair’ e autora do best seller ‘O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro’; o jornalista britânico Dom Phillips (assassinado em 2022 na Amazônia, junto com o indigenista Bruno Pereira), homenageado através de sua viúva, a ativista baiana Alessandra Sampaio; e o jornalista baiano Flávio Costa, colunista do Portal UOL e consultor editorial do site Alma Preta, autor de reportagens investigativas sobre corrupção no Judiciário e na política, crime organizado e violações de direitos humanos. Todos nomes que exercem a profissão com o objetivo de tornar o jornalismo um dos pilares para uma sociedade brasileira democrática. O site de notícias Diário do Centro do Mundo (DCM) também será homenageado.

Parceria

“Nosso foco, dessa vez, é na liberdade de expressão. Vamos homenagear jornalistas que, pela excelência do trabalho, foram ou são perseguidos. Também faremos uma referência a Julian Assange. Esses profissionais são combatidos porque são combativos”, destaca Ordep Serra, presidente da ALB. 

ABI e ALB se reúnem novamente para o Simpósio, já realizado também nos anos de 2021 e 2022. “Depois do êxito das edições anteriores, retomamos essa parceria com uma programação rica e densa, propondo uma abordagem aprofundada e qualificada sobre liberdades e democracia. Precisamos refletir a respeito e manter a preocupação com a preservação da democracia em nossa agenda permanente”, avalia Ernesto Marques, presidente da ABI. 

Dessa vez, o Gabinete Português de Leitura (GPL) se junta às instituições: “É uma alegria participar de um encontro tão relevante para o jornalismo baiano, com a participação de nomes como do professor João Figueira, jornalista e pesquisador português atento às questões relacionadas às fake news”, comemora Flávio Novaes, vice-presidente do GPL. 

Participam dos debates: 

João Figueira, professor da Universidade de Coimbra, autor de livros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Reino Unido, como ‘História dos Media e do Jornalismo’, ‘Democracia, populismos e jornalismo’, ‘Jornalismo e literatura’ e ‘Da incerteza como princípio: jornalismo, democracia, decadência da verdade’; Ordep Serra, antropólogo, artista, professor, escritor com mais de 30 livros publicados, ocupa a cadeira 27 da Academia de Letras da Bahia, instituição que preside pela segunda vez; Ernesto Marques, jornalista e presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI); Flávio Novaes, jornalista e vice-presidente do Gabinete Português de Leitura; Suzana Barbosa, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/ UFBA); Lucas Reis, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP,) membro do Conselho do Interactive Advertising Bureau (IAB) no Brasil, coordenador do Comitê de Inovação da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), professor da Miami AdSchool; Frederico Oliveira, jornalista, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD); Emiliano José, ocupante da cadeira 1 da Academia de Letras da Bahia, político, jornalista e escritor; Paulo Ormindo de Azevedo, membro da Academia de Letras da Bahia, arquiteto, consultor da UNESCO para assuntos de restauração de monumento e sítios; Carlos Ribeiro, jornalista, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),  escritor, membro da Academia de Letras da Bahia, autor de livros como  ‘Contos selecionados’ e ‘Vozes do nosso tempo’ (este em parceria com o também acadêmico Aleilton Fonseca); Adriano Sampaio, professor adjunto da Facom/UFBA e professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura/IHAC/UFBA); e Mara Santana, jornalista, assessora de Comunicação da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) e colunista do Jornal A Tarde. 

PROGRAMAÇÃO 

12 de setembro (quinta-feira), 8h30 às 17h30 

Homenageados:

  • Alessandra Sampaio/ Dom Phillips (in memoriam)
  • Flávio Costa – Portal Uol, Alma Preta Jornalismo
  • Juliana Dal Piva – ICL Notícias
  • Diário do Centro do Mundo (DCM) – site de notícias

Manhã: 8h30 às 12h

8h30 – Credenciamento

9h às 9h40 – Abertura Solene Ordep Serra, presidente da ALB; e Ernesto Marques, presidente da ABI – homenagens e assinatura de acordos

9h45 às 10h30 – Conferência: As fake news no cotidiano das fricções democráticas – João Figueira, professor da Universidade de Coimbra (Portugal)

10h30 às 11h30 – Debate – Mediador: Flávio Novaes, vice-presidente do Gabinete Português de Leitura

12h – Intervalo para almoço 

Tarde: 14h às 17h30

14h às 15h – Mesa I – Inteligência Artificial e os impactos na Democracia – Suzana Barbosa, professora da Faculdade de Comunicação da UFBA; Frederico Oliveira, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital; e Lucas Reis, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário 

15h às 15h30 – Debate – Mediador: Adriano Sampaio, professor da Faculdade de Comunicação da UFBA

15h45 às 16h45 – Mesa II – Fronteira Narrativas e da Liberdade – Paulo Ormindo, Carlos Ribeiro e Emiliano José, Membros da ALB 

16h45 às 17h15 – Debate – Mediadora: Mara Santana, assessora de Comunicação da Procuradoria Geral Estado PGE

17h30 – Considerações finais 

HOMENAGEADOS 

Dom Phillips (in memoriam)

Dominic Mark Phillips nasceu na Inglaterra e veio para o Brasil em 2007, onde morava. Foi correspondente no Washington Post, Reuters, Bloomberg, The Financial Times, The New York Times, The Intercept e The Guardian. Foi assassinado juntamente com Bruno Pereira em 2022, Dia do Meio Ambiente, enquanto fazia pesquisas para o seu próximo livro. Dom e Bruno são considerados pelos indígenas como espíritos guardiões da floresta e seus povos. Viúva de Dom Phillips, Alessandra Farias Sampaio vai representar o marido na homenagem. Soteropolitana de nascimento, mora no Rio e se formou em design de moda. A vida lhe apresentou o desafio de ser a responsável pelo legado do marido. Para tanto, fundou o Instituto Dom Phillips institutodomphillips.org.br

Flávio Costa 

O jornalista baiano é colunista do Portal UOL e consultor editorial do site Alma Preta. Trabalhou como repórter dos jornais Correio e A Tarde, e das revistas Imprensa e IstoÉ. Fundou o núcleo investigativo do UOL. Foi editor-chefe do Intercept Brasil. Venceu o Prêmio Cláudio Abramo de Jornalismo de Dados, o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e o Prada Feltrinelli Prize. 

Juliana Dal Piva 

Natural de Santa Catarina, é repórter do Centro Latino-americano de Investigação Jornalística (CLIP) e colunista do ICL Notícias. Finalista do Jabuti 2023 com o best seller ‘O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro’ (Zahar). Venceu diversos prêmios, entre eles, o Cláudio Abramo de Jornalismo de Dados, pelo conjunto de reportagens ‘Anatomia da Rachadinha’, do portal UOL. 

PALESTRANTES 

Carlos Ribeiro 

Jornalista, professor e escritor. Autor de reportagens, entrevistas, resenhas literárias. Participa de diversas antologias e coletâneas de contos e ensaios. Como jornalista, realizou trabalhos de documentação e divulgação científicas em diversas regiões do Brasil e Antártida. Doutor em Literatura pela UFBA, é membro da Academia de Letras da Bahia e professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 

Emiliano José 

Jornalista, professor e escritor. Autor de “Lamarca: o capitão da guerrilha”, em parceria com Oldack de Miranda. Eleito vereador em Salvador pelo PT em 2001, deputado estadual de 2003 até 2007. Suplente de deputado federal pelo PT de 2007 até 2011, assumiu o mandato em 2009. Ocupa a cadeira 1 da Academia de Letras da Bahia. 

Frederico Oliveira 

Jornalista, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).

João Figueira 

Investigador integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20) e investigador associado do Observatório do Populismo do Século XXI, autor de vasta bibliografia publicada em Portugal, Brasil, Espanha e Reino Unido nas áreas do Jornalismo e da Comunicação. Em 2023 publicou “Da incerteza como princípio: jornalismo, democracia, decadência da verdade”. Antes de se ter dedicado exclusivamente à vida académica, foi jornalista, premiado com o Prémio de Reportagem-Imprensa pelo Clube Português de Imprensa.

Lucas Reis 

Presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), membro do Conselho do Interactive Advertising Bureau IAB Brasil, coordenador do Comitê de Inovação da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e professor da Miami AdSchool. 

Paulo Ormindo 

Arquiteto e jornalista, ex-consultor da UNESCO, professor Titular da UFBA aposentado, ocupa a cadeira 2 da Academia de Letras da Bahia. Coordenou o Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Dep. da Bahia e recebeu o prêmio Rodrigo M.F. de Andrade e medalhas Mário de Andrade do IPHAN e Edgar Graef do Instituto de Arquitetos do Brasil. 

Suzana Barbosa 

Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/ UFBA). Mestre e doutora pelo PósCom/ UFBA, com pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela e pela Universidade de São Paulo. Foi diretora da FACOM por dois mandatos consecutivos (2013 a 2021). É a atual coordenadora do PósCom/UFBA.

MEDIADORES

Adriano Sampaio 

Professor Adjunto da Facom/ UFBA e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura/IHAC/UFBA). Pós-Doutorado, em andamento, ECA/USP (2016-2017). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos sobre Marca, Comunicação Estratégica, Marketing Cultural e Produção Cultural.

Mara Santana

Jornalista e assessora de Comunicação da Procuradoria Geral do Estado da Bahia. Colunista do Jornal A Tarde – Coluna Direito e Justiça. Vencedora do XVIII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça em 2020, na categoria vídeo institucional/documentário. 

ANFITRIÕES 

Ernesto Marques

Jornalista, presidente executivo da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). Iniciou sua carreira como radialista na TV Itapoan. Passou ainda pela Bandeirantes, TV Bahia e Aratu. Atualmente,  co-apresenta o programa Isso É Bahia, da rádio A Tarde FM, pertencente ao Grupo A Tarde.

Flávio Novaes

Jornalista, pesquisador, vencedor do XVII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, com o livro ‘Bahia: um olhar da Justiça’ (2019) e do Grande Prêmio Banco do Brasil de Jornalismo Impresso em 2002 com a reportagem ‘Guerra Esquecida’. Foi assessor de Comunicação do Tribunal de Justiça da Bahia, repórter e editor de diversos jornais em Salvador.

Ordep Serra

Escritor, professor e artista. Professor Emérito da UFBA. Tem mais de 30 livros publicados. Três vezes premiado em concursos nacionais de literatura e membro Titular da Cadeira 27 da Academia de Letras da Bahia, instituição na qual está em seu segundo mandato como presidente.

Pular para o conteúdo