Literatura negra em debate na Academia de Letras da Bahia

Literatura negra em debate na Academia de Letras da Bahia

Mesa Redonda Narrativas do Axé discute representações do candomblé na literatura.

A Academia de Letras da Bahia realizará, no dia 26 de outubro, às 19h, a Mesa Redonda Narrativas do Axé, que propõe discutir as representações do candomblé nas literaturas baiana e carioca. O presidente da ALB, Ordep Serra, recebe para o debate o escritor Marcelo Moutinho e o escritor e babalorixá Ruy Póvoas. A mesa redonda será transmitida pelo canal da ALB no YouTube. 

O carioca Marcelo Moutinho é jornalista e autor dos livros “A lua na caixa d’água” (Malê, 2021), “Rua de dentro” (Record, 2020), “Na dobra do dia” (Rocco, 2015) e “A palavra ausente” (Rocco, 2011), entre outros. Com “Ferrugem”, editado pela Record, conquistou o Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional (melhor livro de contos de 2017). Organizou a seleta de ensaios “Canções do Rio — A cidade em letra e música” (Casa da Palavra, 2010) e várias antologias, entre elas a recém-lançada “Contos de Axé – 18 histórias inspiradas nos arquétipos dos orixás” (Malê, 2021). Atualmente, cursa o mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O baiano de Ilhéus, Ruy Póvoas é fundador do Ilê Axé Ijexá, terreiro de candomblé de origem nagô, de nação Ijexá, no qual exerce a função de babalorixá, em Itabuna. Licenciado em Letras pela antiga Faculdade de Filosofia de Itabuna e Mestre em Letras Vernáculas (UFRJ), lecionou Língua Portuguesa durante 50 anos, até se aposentar pela UESC. Durante 16 anos, coordenou o Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais – Kàwé, da Universidade Estadual de Santa Cruz, do qual é fundador. Sob sua coordenação, foram criados o Jornal Tàkàdá, o Caderno Kàwé e a Revista Kàwé. Poeta, contista e ensaísta, publicou as obras o “Vocabulário da paixão”, “A linguagem do candomblé”, “Itan dos mais-velhos”, “Itan de boca a ouvido”, “A fala do santo”, “VersoREverso”, “Da porteira para fora”, “A memória do feminino no candomblé”, “Mejigã e o contexto da escravidão”, “A viagem de Orixalá”, “Novos dizeres e Representações do escondido”. Ruy Póvoas ocupa a Cadeira 18 da Academia de Letras de Ilhéus e é membro fundador da Academia de Letras de Itabuna.

A Mesa Redonda Narrativas do Axé tem o propósito de contribuir para a visibilidade de temas e de produções artísticas e científicas da contemporaneidade. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

– Mesa Redonda Narrativas do Axé –

26/10/2021, das 19h às 21h 
Ao vivo no youtube.academiadeletrasdabahia.org.br 
Gratuito (inscrição para certificação durante a transmissão)

Pular para o conteúdo