Livros na Mesa apresenta obras de Heloísa Prazeres e Renato de Oliveira Prata

Livros na Mesa apresenta obras de Heloísa Prazeres e Renato de Oliveira Prata

LIVROS NA MESA Na próxima quarta-feira, 04 de outubro, a Academia de Letras da Bahia (ALB) realiza mais uma edição do projeto ‘Livros na Mesa’. Às 17h, a ocupante da cadeira 26 da ALB, Heloísa Prazeres, lança ‘Nossa casa alheia’ (editora P55) e o membro da Academia de Letras de Itabuna – Alita, Renato de Oliveira Prata, apresenta ‘Canto à lavra do tempo’ (editora Mondrongo).

Em seu sexto livro de poemas, Heloísa Prazeres reúne, em dois tempos, uma seleção de textos,a maioria inéditos. No primeiro ato, observa-se a comunhão com o outro, como desejo ou possibilidade, que a voz lírica entrega em forma de signo e sentimento, enriquecida pela musicalidade. No segundo segmento, a obra vai na direção da percepção das possibilidades significativas da linguagem, da atração pelos opostos, das questões temporais e temas metafísicos, com predomínio de notas elegíacas. A autora recria e expõe uma sequência de poemas, em torno da força e fragilidade da condição humana. A metáfora da casa retorna sintetizada no poema que dá título ao livro.

Em ‘Canto à lavra do tempo’, Renato de Oliveira Prata eclode um dos temas absolutos da poesia, o ‘tempo’, em que o poeta parece que atende à sugestão de Mário Quintana: “Não faças da tua vida um rascunho./ Poderás não ter tempo de passá-la a limpo”. A novidade aqui é que a sua poesia, sempre carregada de uma metafísica existencialista, agora sob o argumento de cantar ou passar a limpo o que lavrou dentro do tempo, como indica no título da obra, traz um certo tom confessional

Aberto ao público, o projeto ‘Livros na Mesa’ faz parte das iniciativas da ALB na criação de eventos que promovem a aproximação das letras, das culturas e das artes com a sociedade.O evento acontece na sede da Academia, no Palacete Góes Calmon, localizado na Av. Joana Angélica, 198, Nazaré.

A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo