Livros na Mesa retoma com lançamento de obra de Letícia Prata
Em sua primeira edição no ano de 2025, o projeto Livros na Mesa realiza o lançamento de ‘Tudo acontece à nossa volta’, de Letícia Prata. Será na próxima terça-feira (18), às 17 horas, na sede da ALB. A obra, editada pela P55, conta com fotografias do artista visual Jamison Pedra (1938-2023).
Natural de Salvador, Letícia Prata reside em Porto Alegre desde 1994. Em ‘Tudo acontece à nossa volta’, seu terceiro livro de versos, ela reúne 114 poemas, que são divididos em três capítulos: Cotidiano, Sensorialidade e Memória. No poema de abertura, a autora revela a substância de sua poética – “resgate do submerso” / “xeque-mate de palavras”.
“Em ‘Tudo acontece à nossa volta’, Leticia Prata aprofunda ainda mais seu projeto poético, assentado sobre aquelas que são, para mim, as grandes virtudes de sua poesia e de toda poesia em qualquer tempo: a celebração da memória, a intensidade dos sentidos, a riqueza imaginativa, a precisão dos afetos”, ressalta o professor, poeta e tradutor Pedro Gonzaga, que assina a contracapa do livro.
Para a poeta e ensaísta Heloísa Prazeres, Cadeira 26 da ALB, nesta obra autoral de Letícia Prata aparecem imagens que alicerçam a sua travessia de pessoa viajante — percursos e errâncias continuadas: “Temas recorrentes referem a cidade de origem, destinos e vivências da autora, em culturas diaspóricas, mantendo-se a Bahia, com toda carga cultural e de vontade de pertencimento, como uma espécie de bunker imaginário, onde se choram lembranças, conforme o mote de todos os exílios, do texto bíblico às redondilhas de Camões. Imagens inesperadas, associativas e de excelência, marcam esta poesia, superior, imaginativa e corajosa, com a prevalência da força do imaginário ou reduto de vida plena”.
A jornalista gaúcha e escritora Susana Vernieri, responsável pela orelha do livro, complementa: “A Bahia, sua terra natal, está presente em todo o livro, assim como as pequenas aventuras do cotidiano. A poeta não deixa de lado, ainda, a difícil tarefa de fazer metapoesia, usando a palavra como objeto que se exibe na própria lírica. A espiritualidade é outro forte componente de seu trabalho, indo dos orixás baianos ao temor da noite. A questão do tempo também está em diversos versos”.
SOBRE A AUTORA
Letícia cursou Direito na UFBA e é mestre em Direito pela PUC/RS. Em Porto Alegre foi professora do Curso de Graduação em Direito da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Como escritora, publicou poemas no Jornal A Tarde e na Revista Exu, da Fundação Casa de Jorge Amado. Antes de Tudo acontece à nossa volta’, lançou ‘Lã e linha do horizonte’, livro de poesia (editora Mondrongo), participou da coletânea ‘Poetas da Bahia’ (editora Expogeo) e da edição do ‘Santa Sede – Crônicas de botequim’ (editora Buqui), ‘Tempo para qualquer lado – poesias’ (editora Libertinagem), e participou do livro ‘Do Avesso – poesia e fotografia’ (editora Libertinagem).
SERVIÇO
O que: LIVROS NA MESA – LANÇAMENTO DE ‘TUDO ACONTECE À NOSSA VOLTA’ (P55), DE LETÍCIA PRATA
Quando: 18 de março, quarta-feira, às 17h
Onde: Academia de Letras da Bahia – Avenida Joana Angélica, 198, Nazaré
Gratuito