Academia de Letras da Bahia promove debate sobre fome e literatura
Evento será nesta terça-feira (20) e contará com especialistas da área – EVENTO ADIADO
Nesta terça-feira (20), a Academia de Letras da Bahia promove a mesa redonda ‘Fome e Literatura’, às 18h, em sua sede no Palacete Góes Calmon (Av. Joana Angélica, 198 – Nazaré). Aberto e gratuito, o evento pretende abordar a representação da fome na literatura e trazer perspectivas da realidade, a partir da vivência dos movimentos sociais e das iniciativas governamentais de combate à fome.
O debate vai reunir os seguintes convidados:
- A deputada Estadual Vera Lúcia Barbosa, a ‘Lucinha do MST’;
- O coordenador geral do Programa Bahia Sem Fome (Governo do Estado), Tiago Pereira da Costa, conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA), representante da Educação do Campo e da Educação Ambiental e Luta pelo desenvolvimento territorial sustentável do Semiárido, da Agricultura Familiar, por meio da Pedagogia da Alternância;
- O arquiteto, urbanista e escritor Walter Barretto Jr., mestre e doutorando em Desenvolvimento Regional e Urbano, e ex-presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA). Ele participará de forma virtual.
A mediação ficará por conta do presidente da Academia de Letras da Bahia, Ordep Serra. A iniciativa é parte das ações da ALB, que têm como objetivo aproximar a instituição da sociedade, através da discussão de temas da contemporaneidade. Em 2022, foi realizada a mesa redonda ‘A fome no Brasil e seus impactos no campo cultural’, com as presenças do economista Ladislau Dowbor; do agrônomo José Graziano, que coordenou a formulação do Programa Fome Zero; e dos acadêmicos Emiliano José e Antônio Torres.
A ALB tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.