Mesa redonda sobre inteligência artificial acontece na ALB
A Academia de Letras da Bahia propõe uma reflexão sobre as interseções entre filosofia, ética, arte e inteligência artificial.
A Academia de Letras da Bahia promoverá, nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, a mesa redonda “Inteligência Artificial: Filosofia e Arte”. Serão recebidos pelo antropólogo e presidente da ALB Ordep Serra, mediador da mesa, a Profª. Drª. Paola Cantarini e o Prof. Dr. Willis S. Guerra Filho. A Mesa será transmitida ao vivo, pelo canal da Academia de Letras da Bahia no YouTube, a partir das 19 horas.
A interação entre o humano e o algoritmo, os fundamentos epistemológicos que compõem esta relação a partir da perspectiva multiculturalista são alguns dos pontos que serão abordados pela Profª. Drª. Paola Cantarini, advogada, artista plástica, professora universitária e pesquisadora da USP-IEA, durante a mesa. Além da renomada pesquisadora, o professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Dr. Willis S. Guerra Filho, contribuirá para a discussão do tema a partir das implicações jurídicas e democráticas decorrentes do uso das novas tecnologias, destacando-se entre elas, a Inteligência Artificial.
A mesa redonda “Inteligência Artificial: Filosofia e Arte” propõe levantar questões que são necessárias na contemporaneidade, apontando a interseção de temas e promovendo um debate, que envolve a sociedade na reflexão sobre os impactos das interseções das tecnologias no campo da cultura. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.