“O tempo não detém a vida” é lançado na ALB
Novo livro de Heloísa Prazeres é apresentado durante o “Livros na Mesa”.
Salvador, BA – Heloísa Prazeres, profícua autora contemporânea e acadêmica da ALB, apresentará seu mais recente trabalho, “O tempo não detém a vida”, na Academia de Letras da Bahia (ALB) em um evento presencial marcado para o dia 09 de novembro, quinta-feira. A ocasião faz parte da temporada 2023 do projeto Livros na Mesa, promovido pela instituição.
O livro, editado e impresso em 2023 pela editora Scortecci, é uma obra poética que presta homenagem ao saudoso artista visual Jamison Pedra, cujas pinturas ilustram a publicação. Pedra, ao longo de mais de uma década, contribuiu de maneira singular para a expressão fotográfica e imagens pictóricas que acompanham a produção poética de Heloísa Prazeres.
Através da poesia, a autora explora temas como superação, confronto do tempo cronológico e a efemeridade da existência. A linguagem empregada afasta a inevitável passagem do tempo, proporcionando uma experiência poetizada que revela uma compreensão aguçada da sensibilidade contemporânea, sem filtros e com toques de ironia.
“O tempo não detém a vida” reúne cinquenta e três poemas, a maioria inéditos, que exploram ritmo, musicalidade e plasticidade, refletindo um trabalho literário marcado pelo labor e intencionalidade. A obra está dividida em três momentos distintos: “Lume”, contextualizando a separação amorosa; “Sol a pino”, revitalizando signos de presença e união sustentável entre homem e natureza; e “Na mata”, uma seção dedicada à percepção da experiência configurada numa matriz geopoética.
Este livro se une a duas obras anteriores de Heloísa Prazeres, “A vigília dos peixes” (2021) e “Tenda acesa” (2020), escritas durante a pandemia da Covid-19. Essas obras, que exploram temas constantes na trajetória da autora, foram impactadas pela pandemia, abalando a comunicação subjetiva e afetando a percepção desses temas.
O evento na ALB terá início às 18h, com um bate-papo entre a autora e convidados sobre o livro, seguido pela exibição de vídeos de leituras de poemas. Às 19h, no andar térreo, haverá sessão de autógrafos com coquetel, e a comercialização do livro pela Livraria LDM, no local.
O projeto Livros na Mesa, uma iniciativa da Academia de Letras da Bahia, conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.