Palmares e a Cultura Brasileira são tema de encontro na ALB

Palmares e a Cultura Brasileira são tema de encontro na ALB

O Encontro: Palmares e a Cultura Brasileira, que acontecerá no próximo dia 31 de janeiro, promove um diálogo sobre a significação de Palmares na cultura brasileira, desde a memória do Quilombo à criação e história da Fundação Palmares. Como convidado da Academia de Letras da Bahia, o ex-presidente da Fundação Palmares e atual presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo. O evento online e gratuito será transmitido pelo canal da ALB no YouTube, a partir das 19 horas. 

O constante ataque às ações afirmativas e de reparação histórica demonstra o quão frágil é a manutenção das políticas públicas que atingem em cheio o racismo estrutural. Sob ataque do atual presidente da própria instituição, a Fundação Palmares tem sido palco de disputas de narrativas sobre a história do Brasil, em especial, a história da diáspora africana a partir da escravização e do mito da democracia racial, culminando na sugestão de troca do nome da instituição para Princesa Isabel.

O ex-presidente da Fundação Palmares e atual presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, é o convidado do presidente da Academia de Letras da Bahia, Ordep Serra, para falar sobre sua experiência no comando da instituição e sua importância para a cultura brasileira e para a memória da luta e resistência das pessoas escravizadas em prol da sua liberdade. Zulu Araújo é formado em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, foi diretor de Cultura e Conselheiro do Grupo Cultural Olodum, coordenador cultural da Praça do Reggae, assessor do Grupo Cultural Malê, assessor especial da Secretaria de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado. Atuou como coordenador-geral da celebração dos 300 anos de Zumbi dos Palmares, no ano de 1995.

O Encontro: Palmares e a Cultura Brasileira é um evento gratuito e aberto ao público. Para participar basta acessar o canal do YouTube da Academia de Letras da Bahia, no dia 31/01/2022, às 19h. Os estudantes, e demais interessados, terão a oportunidade de receber um certificado de participação. O link para inscrição será disponibilizado durante a transmissão ao vivo. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Pular para o conteúdo